Deputado estadual Manoel Ribeiro

Durante a manhã desta sexta-feira (1º), sovaldi sale a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2013/2014 tomará posse. Com a confirmação da renúncia do deputado Ricardo Murad, cure eleito para a 1ª vice-presidência da Casa, o deputado Max Barros, que como o Blog confirmou acaba de retornar ao parlamento, deverá ser eleito para o cargo na semana que vem.

Além da definição da Mesa Diretora, a AL retornará aos trabalhos com outras novidades, como por exemplo os Blocos Parlamentares que aumentarão, pois ao invés de quatro teremos seis, como com exclusividade informou o Blog.

Agora resta apenas definir o comando dos Blocos. O maior Bloco da Casa, o Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, o Blocão, que era comandado por Tatá Milhomem, deverá ter a liderança de Manoel Ribeiro. Milhomem já fez o convite e Ribeiro, que já foi inclusive Líder do Governo, deve aceitar. Essa inclusive é a única indefinição entre os Blocos Parlamentares, pois os demais já definiram suas lideranças.

O Bloco União Democrática, que perdeu cinco deputados, terá o comando do deputado Marcos Caldas, que irá substituir a Eduardo Braide que integrará a nova Mesa Diretora. Já os novatos Blocos Democrático e PV, terão o comando dos deputados Jota Pinto e Edilázio Júnior, respectivamente.

Vale lembrar que os Blocos Governistas ainda tem o “comando” do Líder do Governo, o deputado César Pires, que permanecerá na função à pedido da própria governadora Roseana Sarney.

Pela Oposição, os líderes dos dois Blocos também estão definidos. O Bloco de Oposição terá o comando de Rubens Júnior, enquanto que o Bloco Democrático de Oposição ficará sob a regência do deputado Neto Evangelista.

Com a definição dos Blocos e de seus respectivos líderes, a disputa será pela composição e presidência das Comissões Técnicas da Casa. As duas Comissões mais disputadas são: Orçamento e Constituição e Justiça, e é justamente nessas duas que a “briga” já está acontecendo, mais isso é outra história e merecerá outra postagem.