Sarney Filho se reune com Dilma em Brasília

Ainda inconformado com a situação dos municípios maranhenses, try o deputado federal Sarney Filho (PV), pharm se reuniu ontem com a presidente Dilma Rousseff (PT), discount em Brasília, para discutir os cortes das verbas federais repassadas aos municípios. Sarney Filho também teve um encontro com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) e cerca de 30 prefeitos maranhenses.

No encontro, ele citou o caso específico da portaria 1495, que revogou outra portaria, a 1360-A, diminuindo o complemento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de R$ 696.163 milhões para R$ 199.688 milhões. E demonstrou otimisto com a reação da presidente. “Espero que uma solução possa ser dada ao problema, já que a presidenta mostrou-se preocupada com os dados”, afirmou o deputado.

Sarney Filho também abordou as dificuldades que os novos prefeitos do estado irão enfrentar em 2013, durante encontro com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. “A maioria dos prefeitos terá pela frente a situação mais difícil dos últimos anos, com a queda na arrecadação e o aumento das obrigações, mas acredito que o governo federal irá encontrar caminhos para contornar os problemas”, disse o líder durante a reunião que contou com a presença dos gestores.

Para o deputado, com o esvaziamento de suas receitas, o prefeitos precisam de consolidar parcerias. “A parceria com o Governo Federal talvez seja a mais importante para a gente viabilizar uma boa gestão. Durante o encontro nacional, os prefeitos, em especial os novos administradores, passam a conhecer os caminhos para poderem viabilizar seus programas e eu sempre me coloco à disposição para esses contatos”, disse.

Sarney Filho é um dos responsáveis, na Câmara, pela articulação que deve resultar na derrubada do veto de Dilma à distribuição dos royaties do petróleo no país. Foi ele o responsável por reunir líderes das demais bancadas da Casa [exceto dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo], em um encontro com o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB), logo após o veto, para garantir a imediata votação da derrubada. A votação somente ainda não ocorreu por decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).