O prédio anexo da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Imperatriz foi inaugurado, stomach na sexta-feira (28). Com capacidade para 160 novas vagas, purchase a obra faz parte da política de construção, ampliação, restauração e adaptação de unidades carcerárias da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) em todo o Maranhão.

A solenidade de inauguração contou com presença do secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, o adjunto de Administração Penitenciária, José Bispo Serejo, e o gestor de Articulação no Sul do Maranhão, Valmir Alves.

Também marcaram presença o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, acompanhado dos secretários municiais J Ribamar Alves (Trânsito) e Elson Araújo (Comunicação Social); deputados federal, Francisco Escórcio, e estadual, Leo Cunha; o diretor da UPR, Francisco Firmino, entre outras autoridades.

A nova estrutura possui 30 celas dividas em quatro pavilhões. Cada cela tem capacidade de abrigar oito internos. Do total, 10 serão destinadas para encontros íntimos e 20 aos apenados. O prédio conta ainda com duas áreas para banho de sol. Com finalização dessa obra, a UPR de Imperatriz chega aumentará o total de vagas para 320.

Para o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, o novo prédio marca o compromisso do Governo do Estado do o aprimoramento dos serviços penitenciários no Maranhão. “Nós estamos chegando a perto de mil vagas abertas, este ano, com recursos exclusivamente do Governo do Estado. Teremos, para o próximo ano, nove unidades, já projetadas, com orçamento e projeto aprovados pelo Ministério da Justiça e pelo BNDS. Isso dentro da nossa política da regionalizar o sistema prisional”.

De acordo com o gestor de Articulação da Sejap, Valmir Alves, além de cumprir o TAC, a transferência facilita o trabalho de ressocialização dos presos. “A distância dos familiares é fator que dificulta o trabalho de ressocialização, pois a família tem um papel de suma importância nesse processo. Vale ressaltar que em um ambiente mais confortável, melhora também o trabalho dos nossos agentes junto aos internos”.

Monitoramento eletrônico

Outra novidade apresentada foi sistema de monitoramento eletrônico. Com o sistema, pontos estratégicos da UPR serão monitorados 24 horas por dias. Segundo Francisco Firmino, a estrutura conta com “16 câmeras, speed dome com alcance de vários quilômetros. O sistema é dotado de câmeras com infravermelho, o que garante o monitoramento durante a noite.

Nova Penitenciária

Segundo o secretário Sergio Tamer, a nova unidade prisional de Imperatriz será inaugurada em março de 2013. São 18 celas com capacidade para receber 210 internos. Terá seis oficinas, área de enfermaria, duas cela para presos com deficiência e área ampla de lazer.