Deputado Edilázio Júnior

Quando retornar do recesso a Assembleia Legislativa obrigatoriamente passará por algumas modificações na composição da Mesa Diretora e também dos Blocos Parlamentares. No dia 1º de fevereiro a nova Mesa Diretora tomará posse e como dos atuais nove membros, decease apenas o presidente Arnaldo Melo permanecerá, será preciso rediscutir os comandos dos Blocos Parlamentares, pois os atuais líderes irão compor o novo comando da Casa.

A tendência é que ao invés de quatro Blocos Parlamentares tenhamos seis, pois os dois Blocos governistas podem se dividir. Vale ressaltar que dentro do Palácio dos Leões há quem defenda abertamente que o ideal seria um único Bloco, mas isso não deverá acontecer.

No Blocão, o Bloco Parlamentar pelo Maranhão, a mudança que deverá ocorrer será a saída dos deputados do PV para criação de um próprio Bloco, que possivelmente seja liderado pelo deputado Edilázio Júnior.

No Bloquinho, o Bloco da União Democrático, também deve haver um racha, pois com a saída do atual líder Eduardo Braide para a Mesa Diretora, assim como Rogério Cafeteira, a tendência é que o Bloco se divida. Na divisão, um dos Blocos, o que ficar com o maior número de deputados, deverá ser liderado pelo deputado Marcos Caldas, o novo Bloco que deverá contar com seis deputados, possivelmente será liderado pelo deputado Jota Pinto.

No entanto, a liderança do Governo permanecerá sobre o comando do deputado César Pires, que inegavelmente deu um tom de qualidade no posto e conseguiu responder à altura, sem jamais baixar o nível, aos ataques naturais da Oposição.

Já no Bloco de Parlamentar Oposição, as modificações deverão ser menores. A Oposição será liderada na Casa pelo deputado Rubens Júnior (foto), já que o deputado Marcelo Tavares integrará a nova Mesa Diretora e teremos a saída de Luciano Leitoa, eleito prefeito de Timon, para a chegada de Othelino Neto.

No Bloco Parlamentar, também considerado de Oposição, teremos uma inversão na liderança, hoje comandada pelo PDT, através do deputado Carlinhos Amorim, passará a ser comandada pelo PSDB, mais precisamente pelo deputado Neto Evangelista.

Essas deverão ser as mudanças no parlamento estadual a partir do dia 1º de fevereiro.