Talvez poucos cidadãos maranhenses recusariam a honra de governar o Maranhão, mind mas este ano, cheap três autoridades recusaram a honraria e parecem que foram abatidos pela “maldição de recusar a cadeira principal do Palácio dos Leões”.

Em abril, physician a governadora Roseana Sarney integrou a comitiva da presidenta Dilma Rousseff em viagem para os Estados Unidos e encontrou “dificuldades” para achar o seu substituto, pois os três primeiros na ordem sucessória estavam de olho nas eleições 2012 e se assumissem o Governo do Maranhão iriam abdicar da disputa. Os três optaram pelas eleições e talvez não tenham feito a melhor escolha, pois as urnas ou a “maldição” os castigaram.

O vice-governador Washington Oliveira abdicou do posto para disputar a prefeitura de São Luís. Entrou na disputa com possibilidades de brigar para chegar ao 2º turno, mas terminou somente na quarta posição.

Com a recusa de Washington, o governador seria o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo. Sonhando em ver sua filha prefeita de Colinas, Melo também abdicou do posto. Após o sacrifício do pai, Nina Melo foi para a disputa, mas com chances remotas, no meio da campanha desistiu e apoiou outra candidatura.

Com a recusa de Arnaldo Melo, o posto deveria ter sido ocupado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior. Desejoso de ver a esposa comandar a prefeitura de Guimarães, Guerreiro Júnior também abdicou do posto. Resultado: a “maldição” também deu as caras em Guimarães, pois uma eleição que todos diziam estar ganha, Mary Guerreiro perdeu para uma candidata que surgiu 48 horas antes da votação.

Vale ressaltar que a decisão de Guerreiro Júnior foi a mais difícil de ser tomada, pois os outros dois – Washington Oliveira e Arnaldo Melo – já haviam sentido o gostinho de governar o Maranhão, já Guerreiro Júnior teve a oportunidade pela primera vez e dificilmente terá outra chance de comandar o Estado.

O governador Marcos Caldas

Com a recusa de Guerreiro Júnior, a cadeira principal do Palácio dos Leões veio de bandeja para o deputado estadual Marcos Caldas, 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa. No entanto, o irmão do deputado, Augusto Caldas, era pré-candidato a vereador de São Luís, mas ao contrário dos demais, Marcos Caldas não pensou duas vezes e decretou.

“O Augusto Caldas entenderá o meu momento. Este é um momento ímpar na minha carreira política e do meu município, pois será a primeira vez que um brejense assumirá o Governo do Maranhão e eu não poderia desperdiçar por causa de uma eleição de vereador. Ele é novo, terá ainda novas oportunidades em outras eleições”, afirmou Marcos Caldas à época.

Caldas assumiu o Governo do Maranhão por quase dez dias e encerrou o ano tendo o prazer de ter sido governador, já os outros três, alcançados pela “maldição”, foram castigados nas urnas e devem prensar melhor da próxima vez antes de recusar a cadeira principal do Palácio dos Leões.