Pereirinha caminha para o quinto mandato

De O Estado do Maranhão

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, drug Isaías Pereirinha (PSL), buy vê sua candidatura a mais um mandato – será o quarto – correndo sérios riscos na reta final da disputa. Ele ainda acredita ter pelo menos duas dezenas de vereadores ao seu lado na empreitada. Mas dois movimentos ocorridos ontem sugerem que pode haver virada até o dia da eleição, view marcada para 1° de janeiro de 2013.

Primeiro a rápida passagem do próprio presidente pelo I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão, evento promovido pela Assembleia Legislativa para vereadores de todo o Maranhão e realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Pereirinha praticamente não falou com ninguém além dos vereadores que dizem abertamente fazer parte do grupo por ele articulado e que inicialmente estava composto de 22 dos 31 eleitos em outubro.

Os próprios aliados sugerem que houve, ali, um sinal de patrulha. O segundo movimento aconteceu mais tarde. Vereadores que apoiam a candidatura de Ivaldo Rodrigues (PDT) se encontraram para um almoço. Eram 11, contando com o pedetista. Com um detalhe: o vereador Beto Castro (PRTB), tecnicamente um aliado de Isaías Pereirinha, estava lá. E há ainda mais três “aliados” do atual presidente anunciando a mudança de lado.

E a eleição de Pereirinha, que parecia definida, vai começando a ficar complicada, apesar das articulações feitas pelo presidente da Câmara para assegurar pelo menos 17 votos, o que lhe dará, se consumado, mais um mandato no gabinete principal do Palácio Pedro Neiva de Santana. Tarimbado no jogo de bastidor, Pereirinha sabe até onde pode ir e, por isso, não jogará a toalha.