Deputada estadual Eliziane Gama

Durante a última Sessão Ordinária desta semana na Assembleia Legislativa, buy a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) propôs a criação de uma CPI de Combate a Violência Contra a Mulher.

A parlamentar justificou o pedido pelo alto índice de registro de violência contra a mulher, thumb já que segundo Eliziane a média anual é de seis mil registros e o Maranhão é o nono estado brasileiro nesse tipo de crime. Além disso, de acordo com a deputada, 40% do universo feminino já sofreu algum tipo de violência física ou emocional no país.

Eliziane aproveitou para destacar o trabalho que é realizado no país pelas organizações e movimentos sociais, e mencionou ações importantes, como a atividades da CPMI de Combate a Violência Contra a Mulher. Na tribuna ela também destacou a realização da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

“Durante o ano as organizações de todo o país fazem várias mobilizações no sentido da conscientizar e combater a esse tipo de ato covarde. Hoje temos no Brasil a CPMI, presidida pela deputada Jô Moraes, que tem desenvolvido um trabalho extraordinário, não apenas do colhimento de depoimentos, das oitivas feitas em todo o país, mas também nas políticas públicas para a melhoria do aparelhamento do Estado para o combate à violência, ampliação das Varas Especializadas, Promotorias Especializadas e Delegacias Especializadas”, enfatizou.

A CPI só deve ser instalada em 2013, mas Eliziane Gama afirmou que começará a recolher assinatura dos demais parlamentares para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Serão necessárias 14 assinaturas para a instalação da CPI.

Vale lembrar que Eliziane Gama já presidiu uma CPI de muito sucesso na Assembleia, que foi a CPI de Combate a Pedofilia.