Jota Pinto e a unificação das eleições

O deputado estadual Jota Pinto (sem partido) anunciou da tribuna da Assembleia, remedy na Sessão Ordinária desta quarta-feira (14), que a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) vai lançar uma campanha nacional em defesa da unificação das eleições.

“Vamos coletar um milhão e meio de assinaturas para propor ao Congresso Nacional que as eleições, que hoje são de dois em dois anos, passe a ser de quatro em quatro anos, para todos os níveis”, afirmou.

Segundo o deputado, no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília, a UNALE vai reunir seu colegiado de presidentes para definir a estratégia da campanha e deflagrá-la, acrescentando que a sociedade civil organizada será envolvida no processo de mobilização para a coleta das assinaturas que subscreverão a proposta.

A ideia é fazer com que um Projeto de Lei de iniciativa popular seja apresentado tanto na Câmara Federal quanto no Senado Federal. O projeto terá a intenção de fazer com que o eleitor brasileiro vá as urnas apenas de quatro em quatro anos.

De acordo com Jota Pinto, a proposta de unificação das eleições é um anseio da sociedade que sai ganhando com isso, considerando a economia de R$ 1 bilhão que vai trazer para o País e que colocará fim ao desgaste e sacrifícios que toda a sociedade e as instituições são submetidos com a realização de eleições de dois em dois anos.

“Tenho certeza que ganha o país, ganha a classe política e o eleitorado que vai ter capacidade de escolher melhor seus representantes”, argumentou.

Acredito que independente de partidos ou grupos políticos, todos precisam defender essa bandeira.