Pereirinha e a sua dinastia…

Ao que tudo indica o atual presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, buy Antônio Isaías Pereira, mais conhecido como Pereirinha, deve vencer a disputa pela presidência do legislativo municipal e chegar ao seu quinto mandato consecutivo.

Isso mesmo, quinto mandato consecutivo. Pereirinha foi eleito pela primeira vez para a presidência da Câmara em 2004, a princípio seria para o biênio 2004/2005, mas de lá para cá gostou tanto do poder, que se recusa a sair e dar espaço para outro colega também sentir o doce gostinho de presidir a Casa.

Com a sua reeleição, Pereirinha assegurará uma marca difícil de ser batida nos tempos atuais, pois completará dez anos a frente do legislativo municipal. Pior é que consegue sempre se reeleger sem muito esforço.

Na Câmara de Vereadores, um ou outro se assanha, mas num primeiro aceno de Pereirinha a disputa acaba e o consenso chega imediatamente. Além disso, Pereirinha com a sua maneira de fazer política, é sempre governo. Ou seja, não tem lado político, está sempre ao lado de quem está no poder, foi assim com Tadeu Palácio, João Castelo e será com Edivaldo Júnior, tudo em nome de sua permanência na presidência.

Isso sem falar na secretaria de Esporte de São Luís, pois desde que foi criada, cabe sempre ao governista de plantão, Pereirinha, indicar o comandante da pasta.

Recentemente, o jornal O Estado de São Paulo fez um levantamento sobre a evolução patrimonial dos 23 presidentes das Câmaras Municipais das capitais brasileiras. Pereirinha teve a sua evolução patrimonial acrescida em 209,84%, entre os presidentes dos legislativos municipais ele conseguiu a segunda maior evolução patrimonial de 2008 para 2012. E perceba que nem se falou dos quatro primeiros anos de sua “dinastia”.

Assim caminha Pereirinha, com a anuência da maioria de seus colegas, alguns apenas calangos, e com a neutralidade do prefeito eleito Edivaldo Júnior e com esse cenário ninguém tem dúvida que ele alcançará o quinto mandato consecutivo à frente da Câmara de Vereadores da capital maranhense.