Os analistas de sistemas Alexandre Godoy, pilule Christiano Neitzke e Raimundo Castro, store webmasters da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, purchase desenvolveram uma ferramenta de internet que possibilita aos candidatos de São Luís a visualização dos seus votos diretamente no mapa da cidade. Por enquanto, o sistema só possui informações da capital, mas em breve abrangerá todo o estado.

Três tipos de dados estão disponíveis para consulta: “votação do candidato”, “percentual obtido no local” e “mapa térmico da votação”. Através de um menu interativo, pode-se selecionar a eleição desejada, o cargo escolhido e o candidato.

No primeiro é exibido o número total de votos obtidos pelo candidato naquele local de votação. Ou seja, a soma de todas as seções do lugar. Na segunda opção, denominada de “percentual obtido no local”, o mapa exibe o percentual de votação do candidato escolhido diante da soma dos votos de todos os outros que tiveram votos registrados naquele local.

O terceiro tipo é o “mapa térmico da votação”. Nele, a visualização procura mostrar onde a votação de determinado candidato foi “mais quente”. Os servidores destacam que somente serão mostrados locais de votação em que o candidato selecionado tiver obtido votação.

Estatística – Paralelo aos mapas, o sistema também calcula as informações de um grupo específico de locais, através do botão “inicia estatística”.

Outras informações, como dados e fotos do endereço do local de votação, quem foi votado em local determinado, também ficam disponíveis ao usuário. O serviço tem caráter meramente informativo e por isso não tem valor legal.

A ferramenta está disponível no menu “Eleições”, na guia “Mapa Analítico de Votação”. Se preferir, clique AQUI e acesse-a.