Deputado Marcos Caldas

O deputado Marcos Caldas (PTdoB) cobrou, no rx na sessão de segunda-feira (05), ailment explicações da CEMAR por haver deixado Barreirinhas sem energia elétrica durante 48 horas, na sexta-feira (02) e no sábado (03), justamente no feriadão por conta do Dia de Finados. O parlamentar apresentou requerimento solicitando que diretoria da empresa compareça à Assembleia Legislativa para justificar o motivo que levou a desligar a energia do município, justamente num período de maior faturamento para uma cidade que vive do turismo.

Diversos deputados fizeram apartes ao discurso de Marcos Caldas, se solidarizando com a denúncia ou citando exemplos de ações da CEMAR que também provocaram prejuízos para populações de outros municípios. O parlamentar do PTdoB disse que “o turismo no Maranhão hoje é a bola da vez”, pelo Estado ter o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e na presidência da Embratur, Flávio Dino.

De acordo com o deputado, 70 por cento de todos os turistas que vêm para o Maranhão vão a Barreirinhas, localizada nos Lençóis Maranhenses, por isso é o município que mais cresce dentro do Estado, em torno de cinco por cento. São turistas vindos de todos os lugares do mundo e muitos vivendo na cidade, alimentando principalmente os restaurantes, pousadas, comércios e bares.

“Barreirinhas vem sustentando o turismo do Maranhão há algum tempo e precisa ser olhado com mais carinho”, cobrou.

Marcos Caldas relatou que no final de semana do feriado esteve em Barreirinhas e que é o deputado mais votado daquele município, pela segunda vez, mas ficou indignado com a ação da CEMAR, que deveria ter realizado os reparos no meio da semana ou apenas durante duas horas por dia. “Os hotéis tiveram que cancelar a maioria das reservas, em torno de 60 por cento, os restaurantes que tinham sido abastecidos para receber os turistas, tiveram uma perda enorme com as suas encomendas de pescados, de caranguejos e camarão e os cidadãos que vivem do turismo naquele município não puderam faturar durante dois dias”, enfatizou.

De fato uma justa cobrança e que merece uma explicação da CEMAR. Afinal é inadmissível que um município permaneça 48 horas sem o fornecimento de energia elétrica, conforme relatou o deputado Marcos Caldas.