Frango e farinha no Socorrão II

O Hospital Municipal Clementino Moura, discount o Socorrão II, sale vai passando pelo seu pior momento desde que foi inaugurado. O Blog recebeu a denúncia que a crise financeira que assola o Socorrão II está atingindo até mesmo a alimentação dos funcionários e pacientes.

No último fim de semana, doctor o Blog recebeu a foto acima e a afirmação de que a comida servida no hospital foi simplesmente farinha e frango. Além disso, materiais básicos para o atendimento estão em falta no Socorrão II e muitas das vezes são adquiridas com recursos provenientes dos próprios pacientes.

O jornal O Estado do Maranhão na edição desta terça-feira (06), traz uma matéria detalhada sobre a precariedade do Socorrão II e relata inclusive uma visita da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos.

“Estamos passando necessidades aqui. Em vez de melhorarmos, estamos piorando. Não temos alimentação, não estamos recebendo medicamentos e há dois dias não tomamos café da manhã. Essa situação está insuportável”, desabafou o paciente Miguel Arcanjo, de 26 anos, morador da Vila Maranhão.

Durante a fiscalização realizada pela CNDDH, muitas pessoas aproveitaram para denunciar a falta de condições do hospital, no qual pacientes são atendidos nos corredores. De acordo com o delegado e defensor da CNDDH, José Sampaio Júnior, o que está acontecendo no Socorrão II é inadmissível e desumano.

“A visão que nós temos é de um estado caótico e precário, em que a saúde e a vida ficam em último plano. Vimos um quadro caótico e infelizmente é o descaso das autoridades. Com isso, faremos um relatório onde colocaremos detalhes da vistoria, acrescendo todos os depoimentos, fotos e vídeos que foram colhidos, para serem encaminhados ao secretário Municipal de Saúde”, disse José Sampaio Júnior que assegurou ainda que o relatório será enviado ao promotor Herbert Figueiredo, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde e protocolado na Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília.

Os funcionários do Socorrão II disseram não saber o motivo da falta de material e alimentação e não entendem o caos que unidade hospitalar está vivendo. “A situação aqui está muito difícil mesmo. Os pacientes não estão tomando café e a alimentação está a base de sopa. Nós não estamos tendo o material adequado para trabalhar e até os funcionários do hospital estão sem alimentação. Essa é a nossa realidade”, disse a técnica de enfermagem Vanusa Oliveira. No fim de semana, enfermeiras receberam para almoçar apenas frango assado com farofa.

Essa é a triste realidade vivida pelo Hospital Clementino Moura, o Socorrão II.