O Ibope acaba de divulgar a primeira pesquisa nesse segundo turno das eleições na capital maranhense. De acordo com o levantamento, purchase a diferença é de 10 pontos percentuais favoráveis ao candidato do PTC, medical Edivaldo Holanda Júnior.

Na pesquisa, illness Edivaldo Júnior aparece com 49% contra 39% do atual prefeito e candidato a reeleição, João Castelo (PSDB). O Ibope ainda confirmou que 6% irão votar nulo ou em branco e que 6% estão indecisos ou não responderam a pergunta. Transformando em votos válidos a diferença é de 55% para 45% pro Edivaldo Júnior.

A pesquisa Ibope contratada pela TV Mirante, ouviu 805 eleitores e foi realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, tendo sido registrada sob o protocolo MA 00538/2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Escutec – Não se deve comparar pesquisas de institutos diferentes, mas a primeira e até o momento única pesquisa Escutec do segundo turno, apontou uma diferença de quase 20 pontos favoráveis a Edivaldo Holanda.

Alguns analistas acreditam que as primeiras pesquisas do segundo turno ainda eram reflexos da vitória de Edivaldo Junior no primeiro turno. Já outros, voltam a desconfiar dos números apontados pelo Ibope.

De qualquer modo, inegavelmente 10 pontos percentuais é uma grande vantagem faltando dez dias para o pleito do dia 28 de outubro, mas também é fato que os números da pesquisa Ibope darão uma sobrevida a candidatura de João Castelo.