Castelo e Palácio: desafetos ou aliados?

Se não foi o melhor prefeito que São Luís teve, look está longe de ser o pior. O Blog está se referindo ao ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio que durante seis anos fez uma boa administração na capital maranhense, doctor reconhecida até fora do Brasil.

Entretanto, view Palácio tem sido marcado e lembrado mais pelas decisões equivocadas que tem tomado na sua vida política do que propriamente pela sua gestão à frente de São Luís.

Tadeu Palácio errou quando deixou o PDT em 2008, após ter sido vice-prefeito e prefeito pela legenda. Além de ter sido um erro deixar o PDT, Palácio tomou o pior caminho que poderia, pois seguiu para o PMDB, principal partido opositor do PDT.

No PMDB nunca esteve a vontade, mas também é importante ressaltar que jamais trabalhou para isso, jamais procurou entrosamento com os mais antigos. A sua passagem foi meteórica, pois a chegada de Max Barros a legenda e a possibilidade dele ser o candidato do grupo Sarney, então grupo de Palácio, o revoltou.

A decisão foi equivocada e precipitada. Inicialmente pelo fato de Palácio jamais ter ouvido da boca da comandante do grupo, a governadora Roseana Sarney, que Max Barros seria candidato. Se houve alguma sacanagem, essa foi do PMDB. Sendo assim, Palácio deveria ter deixado a legenda, mas ficado no governo e ter dado continuidade ao seu trabalho na secretaria de Turismo do Maranhão.

O PR, que ainda estava no governo, chegou a ser oferecido, mas enfurecido e envaidecido pelas pesquisas que na oportunidade o apontavam como o candidato com mais possibilidade de derrotar João Castelo, com exceção de Flávio Dino, Palácio picou a mula e seguiu para o PP.

Palácio errou novamente quando optou em participar de um consórcio e errou quando perdeu a disputa e deixou o “novo grupo político”. Mais uma vez contrariado, Palácio optou pelo isolamento político e o consequente fracasso nas eleições 2012.

Agora neste 2º turno, Tadeu Palácio precisa escolher o seu caminho e não tem mais o “direito” de errar. É voz corrente que o caminho seria seguir com João Castelo e se assim o for, esse será o pior dos erros já cometido por Palácio.

João Castelo é o mesmo político que a menos de 48 horas Palácio classificava como péssimo gestor e que não deu continuidade ao seu trabalho. Por sua vez, Castelo aponta, inclusive, o que foi deixado por Tadeu como fator principal do insucesso de sua gestão.

Além dos embates que travaram e serão lembrados, um apoio de Palácio a Castelo, será o reconhecimento que as críticas do atual prefeito eram e são pertinentes.

Palácio já errou demais e as urnas lhe disseram isso, pena que ele parece não ter entendido o recado e está prestes a cometer o maior de seus erros.