Em toda reta final de eleição é a mesma coisa, ambulance uma chuvarada de pesquisa eleitoral de diversos institutos e algumas delas ficam a gosto do cliente. Ou seja, generic algumas se prestam a brincar de fazer pesquisa com o claro intuito de enganar o eleitor e tentar abocanhar o voto do indeciso através do famoso voto útil.

Nesta quinta-feira (04), click uma situação inusitada me chamou atenção e me fez escrever o post. Duas pesquisas com relação a disputa pela prefeitura de Barreirinhas foram divulgadas. As pesquisas têm números totalmente diferentes e fora inclusive da margem de erro. Ou seja, uma dessas pesquisas errará feio quando o resultado de Barreirinhas for divulgado.

No jornal O Estado do Maranhão, a Escutec divulga uma pesquisa que o prefeito Albérico Filho (PMDB) e candidato a reeleição aparece com 51% das intenções de voto, contra 38,7% do segundo colocado, Léo Costa (PDT). Os demais candidatos não atingiram um 1%.

A pesquisa Escutec foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro e ouviu 300 eleitores. O levantamento está protocolado sob o registro MA 00441/2012 e tem margem de erro de 5%.

No Jornal Pequeno, o instituto Perfil divulga uma pesquisa onde o candidato Léo Costa aparece em primeiro lugar com 51,1% das intenções de voto. Já Alberico Filho só teria 41,7% da preferência dos entrevistados. Os demais candidatos também não atingiram 1%.

A pesquisa Perfil foi feita entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, ouviu 460 eleitores e está registrada sob o protocolo MA 0433/2012. O levantamento tem uma margem de erro de 4,5%.

Qual a explicação que pode ser dada para duas pesquisas num mesmo município, tendo resultados tão diferentes? Como pode, faltando três dias para as eleições, a Escutec apontar vitória de Alberico Filho por uma diferença de mais de 12% e a Perfil apontar vitória de Léo Costa por quase 10%? Alguém “errou” e “errou” feio.

Sendo assim, fica a sugestão: vamos criar e punir o instituto ficha suja…