Imirante

Há duas semanas das eleições, rx foi autorizado, stuff pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), drugs o envio de tropas federais a 26 municípios do Maranhão durante as eleições municipais de 2012. O pedido foi feito por juízes eleitorais. Exército e Ministério da Justiça se coloraram à disposição do Estado para elaborar a logística que viabilizará a chegada do efetivo.

O envio das tropas ocorrerá cinco dias antes do dia do pleito. Receberão o reforço na segurança, os municípios de Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú. Ao todo, 27 cidades receberão o apoio, já que há autorização, também, para o envio de tropas ao município de São Mateus.

De acordo com o coronel Flávio Peregrino, comandante do 24º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército, o trabalho de planejamento e reconhecimento nos municípios que receberão reforço das tropas federais começou no início do ano. O estudo se baseia na população do município, quantidade de eleitores e locais de votação. “Há uma ligação estreita com os juízes eleitorais, que conhecem, efetivamente, o seu município. Essa ligação é fundamental para a definição de locais com maior periculosidade, quantidade de tropa a ser empregada e conhecer o histórico do município em outras eleições. Então, levantamos toda essa situação”, afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta sexta-feira (28).

O deslocamento das tropas ocorrerá a partir de quarta-feira (3). Pelo menos 500 homens do 24º BC serão transferidos. Tropas do Ceará, Piauí e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) de Imperatriz se somarão à tropa enviada da capital. Mais de oitenta carros e helicópteros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, também, serão empregados nos trabalhos.

Até dois dias após o pleito, os homens do Exército permanecerão nos municípios para agir caso seja necessário. Cada município contará, ainda, com um efetivo militar reserva.