O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, there na sessão administrativa desta terça-feira (25), medicine o envio de tropas federais para 26 municípios do Maranhão e uma cidade de Sergipe. A decisão unânime visa garantir a normalidade da votação no dia das eleições, ampoule em 07 de outubro.

Para o Maranhão, foi autorizado o envio de tropas para os municípios de Benedito Leite, Bom Lugar, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Maracaçumé, Presidente Sarney, Barra do Corda, Fernando Falcão, Carolina, Chapadinha, Mata Roma, Godofredo Viana, Codó, Santa Inês, Bela Vista, Monção, Igarapé do Meio, São Vicente Férrer, Cajapió, Cajari, Grajaú, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú. Até este julgamento, apenas o município de São Mateus já havia garantido o reforço de tropas federais para as eleições 2012. Ou seja, até agora são 27 municípios do Maranhão que terão o auxílio federal no processo eleitoral.

Relator dos pedidos vindos do Maranhão, o ministro Arnaldo Versiani informou que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado fez um amplo estudo para apontar as localidades que realmente demandam o envio de força federal. Ele acrescentou que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi consultada e se manifestou pelo envio das tropas porque as regiões apresentam instabilidade de ordem pública.

Em Sergipe, as tropas federais garantirão a normalidade das eleições em Monte Alegre de Sergipe. O pedido também foi aprovado na sessão desta terça-feira.

Alagoas – Também por unanimidade, o TSE negou o envio de força federal para dez cidades de Alagoas: Minador do Negrão, Barra de São Miguel, Roteiro, Novo Lino, Jundiá, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia e Pilar.

Em todos os casos, a Corte levou em conta o fato de que o governador do Estado, Teotonio Vilela, apresentou um plano de segurança para as eleições municipais deste ano e garantiu ter condições de assegurar a normalidade do pleito.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, inclusive ressaltou que na reunião realizada na manhã desta terça-feira com os secretários de Segurança Pública dos Estados, na sede da Corte, o representante de Alagoas informou que as requisições de força federal para municípios alagoanos ocorreram antes da criação, em conjunto com o TRE-AL, dos núcleos de apoio para essas localidades.

Balanço – Até o momento, o Plenário do TSE autorizou o envio de forças federais para 103 municípios, localizados em oito Estados brasileiros (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins e Sergipe). Ao todo, a Corte examinou 25 pedidos feitos pelos TREs.