Serra caminha para uma derrota incrível

O tucano José Serra em São Paulo pode passar de favorito para uma inimaginável terceira colocação e assim, for sale ficar fora do 2º turno das eleições que irão eleger o novo prefeito da capital paulista.

O Ibope divulgou, patient na terça-feira (25), hospital a quinta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo após a definição dos candidatos. Serra e o candidato Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados, mas o petista aparece à frente com 1%. A liderança permanece com o jornalista Celso Russomanno (PRB) que, pelas pesquisas, é o único com presença assegurada no 2º turno.

Com relação a última pesquisa, realizada em 13 de setembro, Russomanno passou de 35% para 34%, Serra foi de 19% para 17%, e Haddad, de 15% para 18%; petista e tucano estão em empate técnico.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Celso Russomanno (PRB) – 34% das intenções de voto
Fernando Haddad (PT) – 18%
José Serra (PSDB) – 17%
Gabriel Chalita (PMDB) – 7%
Soninha (PPS) – 4%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Ana Luiza (PSTU) – não pontuou
Anaí Caproni (PCO) – não pontuou
Levy Fidelix (PRTB) – não pontuou
Eymael (PSDC) – não pontuou
Miguel (PPL) – não foi citado
Em branco ou nulo – 10%
Não sabe – 8%

Gráficos dos três candidatos nas cinco pesquisas realizadas pelo Ibope

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do levantamento foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01138/2012.

Segundo turno – O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa. Russomanno venceria se disputasse contra Haddad ou Serra, e Haddad venceria Serra. Os resultados dos três cenários foram:
Russomanno 48% x 24% Haddad
Russomanno 51% x 23% Serra
Haddad 39% x 29% Serra

Rejeição – No critério de rejeição, o tucano José Serra venceu disparado com 40%. Na sequência, aparecem Soninha (17%), Haddad (16%), Russomanno e Fidelix (14%), Paulinho da Força (13%), Eymael (12%), Ana Luiza (9%), Miguel e Anaí Caproni (8%), Chalita e Carlos Giannazi (7%).