Diringa e as falsas pesquisas eleitorais

Quando o titular do Blog imaginava que já viu do que era capaz o prefeito e candidato a reeleição em Tutóia, no rx Raimundo Nonato Abraão Baquil, drugs o popular Diringa, clinic como no caso do plágio descarado da proposta de governo de um candidato de outra cidade (reveja aqui), o Blog é surpreendido com coisa ainda pior.

Diringa voltou a aprontar em Tutóia. Não bastasse a possibilidade – ainda atual – de ser processado pelo Ministério Público em razão das acusações de pedofilia, Diringa poderá ser processado pela divulgação de duas pesquisas eleitorais fraudadas e sem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Além do processo criminal, o candidato corre o risco de ser penalizado com multa de até R$ 106.410,00 (Cento e seis mil, quatrocentos e dez reais) por cada pesquisa fraudulenta divulgada (conforme Resolução 23.364-TSE, art. 18), assim como com a cassação de seu registro de candidatura por abuso de poder político e econômico. No site do Tribunal Regional Eleitoral não consta a publicação de nenhuma pesquisa para a cidade de Tutóia (veja abaixo).

Clique para ampliar a foto

Dentre as pesquisas divulgadas na cidade de Tutóia por Diringa, seus familiares e correligionários, uma delas é identificada como tendo sido realizada pelo Instituto Nacional de Opinião e Pesquisa (INOP). Contudo, em contato telefônico com o referido instituto, que tem sede em São Paulo, seus dirigentes informaram que a empresa não atua mais no ramo de pesquisas eleitorais e não realizou qualquer trabalho de pesquisa no Estado do Maranhão. O INOP encaminhou declaração na qual atesta que não realizou qualquer pesquisa eleitoral no município de Tutóia, Estado do Maranhão (veja abaixo).

Clique para ampliar a foto

A ESCUTEC, empresa do ramo de pesquisas de opinião pública no Estado do Maranhão, e que também teve seu nome indevidamente utilizado pelo grupo do prefeito Diringa, divulgou nota em seu site na internet, informando que não registrou qualquer pesquisa sobre as eleições de 2012 na cidade de Tutóia e que a divulgação de qualquer resultado utilizando o nome da empresa configura crime eleitoral, inclusive informando que entrará com uma ação judicial contra o grupo político de Diringa (veja abaixo).

Clique para ampliar a foto

A atitude de divulgação de pesquisas fraudulentas parece um evidente sinal de desespero e decadência do prefeito e atual candidato à reeleição, diante do avanço da candidatura oposicionista em Tutóia, representada pelo candidato Chico Canavieira (PT), que já aparece como favorito para as eleições de 07 de outubro, e tem sua candidatura sustentada no apoio da população em uma união histórica formada no município, com os líderes políticos Zilmar Melo e Zé Orlando, todos reunidos em uma coligação formada por 10 partidos (PT-PMDB-PSB-PTB-PDT-DEM-PRP-PP-PPL-PHS).

É ou não é um “menino traquino” o prefeito Diringa?