O reconhecimento até da Oposição

Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) não foram satisfatórios para o Maranhão e mais uma vez o Estado ficou com índices abaixo da meta estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação).

A Oposição, link cumprindo o seu papel, fez duras críticas na Assembleia Legislativa do Maranhão. No entanto, apesar de criticarem o atual momento, os deputados estaduais Marcelo Tavares (PSB) e Rubens Júnior (PC do B), fizeram questão de ressaltar a passagem do colega deputado César Pires, atualmente líder do Governo, pela secretaria de Educação.

“Em 2009, nós tínhamos números ainda ruins, mas eram crescentes, vinham de forma crescente”, afirmou Tavares, que ainda salientou: “De todos os secretários de Educação que passaram um breve momento na Secretaria, de todos aqueles que por lá passaram, eu tenho até que reconhecer que quem fez o melhor trabalho foi o deputado César Pires, mas me parece que esse mérito não faz a governadora escolher seu secretariado”.

Já Rubens Junior chegou a dizer que sente saudades da Educação comandada por César Pires. “Já sinto até saudade quando era o deputado César Pires o secretário de Educação”.

O reconhecimento é justo e merecido, pois foi em 2009, quando César Pires assumiu a secretaria de Educação do Estado, que o Maranhão conseguiu mais crescer nos índices do IDEB. Naquele momento, auferido em 2010, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental alcançaram a média de 3,9. O Maranhão ultrapassou a meta prevista para o ano de 2009, de 3,3, e até mesmo a projeção para 2011, que era de 3,7.

Os dois oposicionistas ainda fizeram uma crítica já feita pelo Blog, sobre o fato de um único gestor acumular duas pastas importantes, entre elas a Educação.

“Nem secretário efetivo de Educação nós temos. Nós temos um secretário de Planejamento que responde pela Secretaria de Educação. Senhora Governadora, enquanto é tempo, nomeie um Secretário de Educação efetivo”, pediram os oposicionistas, mas sem deixar de reconhecer quem deu sua parcela de contribuição para tentar melhorar a Educação do Maranhão.