Léo Cunha faz uma justa cobrança

Na manha desta terça-feira (14), generic o deputado Léo Cunha (PSC), seek cobrou que o Governo do Estado reestruture urgentemente o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Imperatriz. O deputado chamou atenção para a precária situação enfrentada pela instituição, health que segundo ele, não conta as mínimas condições de realizar seu trabalho com eficiência.

“São apenas 64 homens que trabalham em dois carros pipas e duas viaturas de resgate, esse numero é insuficiente para atender a cidade de Imperatriz, que sozinha possui quase 250 mil habitantes, além dos outros municípios da região Tocantina,” disse Léo Cunha.
Léo Cunha enfatizou que a situação foi bastante visível no incêndio ocorrido na tarde da última segunda feira (13), em uma empresa de pneus, localizada ás margens da BR-010, em Imperatriz. A empresa teve grande parte de sua instalação e estoque destruídos, e devido à falta de equipamentos o corpo de bombeiros não pode combater o fogo de forma eficiente.

Segundo informou o sargento Marcos, do 3º grupamento, quando recebem chamadas, às vezes, há necessidade de fazer uma triagem e priorizar aquelas situações mais graves. “Às vezes a população não entende, mas nós fazemos tudo que está ao nosso alcance para atender às necessidades.”

No incêndio de segunda-feira, a ajuda teve que vir de uma empresa particular que usou um caminhão pipa para auxiliar o único que o grupamento possui funcionando atualmente. Nessas condições o fogo levou mais de duas horas até ser contido.

“A cidade de Imperatriz possui hoje mais de 30 prédios, com 20 andares em média, e o grupamento não possui escada magirus, que é o equipamento adequado para o combate a incêndio nessas construções,” ressaltou o deputado. Somente nesse ano já ocorreram, na cidade, cinco incêndios de grandes proporções, sendo que dois deles no período de uma semana.

É importante ressaltar ainda que por se localizar ás margens de uma Rodovia bastante movimentada, ali os acidentes automobilísticos são constantes, exigindo equipamentos especializados para o socorro das vitimas.

A cidade também conta com um aeroporto onde pousam diariamente aeronaves de grande porte, e que, portanto, necessitam de um efetivo de 18 homens do corpo de bombeiros, trabalhando em regime de plantão.

Desde que assumiu o mandato em fevereiro de 2011, Léo Cunha já fez várias indicações ao governo no sentido de melhorar as condições do grupamento de Imperatriz, entre elas: a ampliação do quartel e a viabilização de uma plataforma de combate a incêndio.

Além das solicitações já encaminhadas ao Estado, o deputado também esteve pessoalmente no 3º Grupamento do Corpo de Bombeiro onde tomou conhecimento das reivindicações da corporação para que a instituição possa realizar seu trabalho com eficiência.