Gil Cutrim e Luis Fernando

Nesta terça-feira (14), pharm o MEC (Ministério da Educação) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Se o Maranhão não tem motivos para comemorar, sick pois de 2009 para 2011, o desempenho dos alunos maranhenses evoluiu muito pouco no Ensino Fundamental, o município de São José de Ribamar pode se orgulhar.

O Liceu Ribamarense foi a escola do Maranhão que obteve o melhor desempenho no IDEB. Os dados revelaram que a escola de São José de Ribamar, que foi a pioneira em tempo integral no Estado, alcançou 6,3 pontos, chegando a ficar 2,5 acima da nota estabelecida pelo MEC. Com a nota, o Liceu Ribamarense foi a 48ª colocada em todo o Brasil.

O resultado apenas demonstra que o ex-prefeito e idealizador da escola em tempo integral na cidade de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, atualmente secretário da Casa Civil, tinha absoluta razão quando apostou e investiu na Educação ribamarense.

Os parabéns precisam e merecem ser estendidos ao atual prefeito Gil Cutrim, que não só continuou, como já construiu e inaugurou outras escolas em tempo integral no município.

Luis Fernando e Gil Cutrim demonstram para outros gestores do Maranhão que é possível fazer uma Educação com qualidade e responsabilidade. Para isso basta apenas que haja um comprometimento com a coisa pública, pois a implantação das escolas em tempo integral em São José de Ribamar, são provenientes de recursos públicos oriundos da própria prefeitura.

O modelo implantado por Luis Fernando e Gil Cutrim deverá seguido em São Luís, pois praticamente todos os candidatos a prefeito da capital maranhense já admitem criar a escola em tempo integral.

Pior – Se o Liceu Ribamarense foi a melhor escola, o Centro de Ensino Newton Neves (Timbiras), e as escolas municipais São José de Ribamar (Aldeias Altas) e a Unidade Integrada Antônio Joaquim dos Remédios (Junco do Maranhão), foram as piores, recebendo a nota de apenas 1,5 pontos.

Leia aqui o desempenho das escolas maranhenses