Na semana passada este Blog fez uma postagem tecendo críticas objetivas sobre o atual momento do PROCON/MA (veja aqui). No mesmo dia no final da tarde a Secretaria de Comunicação do Estado (SECOM) repassou a vários veículos de comunicação uma “matéria”, viagra sale produzida pela ASCOM da Secretaria de Direitos Humanos do Maranhão (SEDIHC), ailment praticamente tentando rebater o que havia sido publicado EXCLUSIVAMENTE por este Blog.

No entanto, o que pretendia ser uma espécie de contestação ou defesa da atual gestão, acabou sendo um reforço ao que escrevi.

Deixo claro, em primeiro lugar, que todos os dados que citei na publicação foram extraídos do site oficial do Ministério da Justiça: http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/graficos/SelecionaGraficoForm.jsp?tp=sindec. Portanto, essa é minha fonte. Quem quiser analisar, basta acessar a página e inserir os períodos de pesquisa para conferir. Os demais problemas citados são fatos públicos e notórios, não havendo necessidade de buscar as informações em qualquer fonte. Basta ler e saber as coisas que acontecem no nosso estado e na nossa cidade.

Quanto a matéria repercutida por alguns veículos de comunicação, a ASCOM/SEDIHC afirma que o “número de atendimentos feitos nos primeiros meses deste ano já é superior aos realizados em todo o ano de 2011, de acordo com os dados levantados pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc)”. Ora, na tentativa de proteger a atual gestão, a Assessoria de comunicação acabou atacando a gestora maior da pasta.

É que a Secretaria de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, comandou o PROCON/MA de janeiro a junho do ano passado. O ex-Gerente, Felipe Camarão, só foi nomeado e tomou posse em junho de 2011 (segundo publicação do Diário Oficial doo Estado). Portanto, por quase meio ano, a gestão no órgão de defesa do consumidor foi da atual chefe do Gerente Kleber Moreira.

Por outro lado, este Blog nunca disse o contrário do afirmado pela ASCOM/SEDIHC. O que aqui foi afirmado é que a quantidade de atendimentos no PROCON/MA caiu após a saída de Felipe Camarão. E para confirmar, basta acessar o site já citado. Comparação objetiva: nos primeiros 66 (sessenta e seis) dias do ano – tempo que Camarão esteve a frente do órgão em 2012 – o número de atendimentos foi 6.042 (seis mil e  quarenta e dois); nos primeiros 66 (sessenta e seis) dias da Gestão Moreira o número de atendimentos foi de 4.975 (quatro mil novecentos e  setenta e cinco). Ou seja, uma queda de mais de 1.000 (mil) atendimentos no mesmo período de tempo.

Outro dado que não foi constado pela ASCOM/SEDIHC, até por se tratar de dados oficiais, extraídos do site já mencionado, é que o PROCON/MA já voltou a cair no ranking geral de atendimentos entre os PROCONs de todo o Brasil. Enquanto Camarão deixou o PROCON na 12ª colocação (chegando a 11ª em determinados períodos), na gestão Kleber Moreira o PROCON/MA já caiu para 13ª colocação e com tendência de queda.

Por outro lado, um fato que não passou despercebido foi que a ASCOM não tentou rebater as críticas quanto à falta de iniciativa, quanto à falta de ação da atual gestão. Aqui reforço as críticas feitas e lembro o papel institucional da imprensa de criticar e cobrar com responsabilidade. Mantenho o que afirmei. Não vemos mais ações de impacto do órgão de defesa do consumidor. Não vemos mais resultados. Talvez por isso a queda na procura do órgão.

Por fim, este Blog não pode ser injusto e deve reconhecer que o trabalho desenvolvido pelo ex-Gerente Felipe Camarão não seria possível sem o apoio do Governo Estadual, afinal foi a Governadora Roseana Sarney que possibilitou a reestruturação do PROCON. A pena foi que o trabalho que estava bom e parecia melhorar a cada dia foi interrompido. E o PROCON/MA voltou a inércia por que já tinha passado.

Mais alguma dúvida?