Engana-se quem imagina que o candidato do PT e do grupo político da governadora Roseana Sarney (PMDB), drugs o vice-governador Washington Oliveira esteja parado, ou que entrará nas eleições municipais como mero participante.

Washington Oliveira tem trabalhado bastante nos bastidores e conseguido apoios importantes para a sua pré-candidatura. Somente nesta semana o petista conseguiu apoio de cerca de 30 dos 42 deputados estaduais e ainda mais três legendas – PV, PSC e PTN – confirmaram adesão a sua campanha.

Enquanto isso, os adversários de Washington Oliveira vão passando por um momento de instabilidade. O prefeito João Castelo (PSDB) vai tentando recuperar alguns apoios perdidos e tentando fazer o milagre de reverter a rejeição altíssima junto a população da capital maranhense. Já o grupo de Flávio Dino, depois da definição do nome de Edivaldo Holanda Junior, ficou dividido o que favorece ao candidato petista.

Nesta quinta-feira (14), surge a informação de que a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), teria desistido de declarar apoio a Tadeu Palácio e vai manter a sua pré-candidatura. Gama inclusive poderia ter o apoio do DEM através de uma costura feita em Brasília pelas duas direções nacionais.

A candidatura de Eliziane Gama é mais um ponto para Washington, afinal a deputada que foi a mais votada nas eleições de 2010 na capital maranhense, tirará votos justamente do grupo de Flávio Dino. Com isso, as chances de Washington vão aumentando e o petista pode sim chegar no segundo turno.

Isso sem falar nos cabos eleitorais fortes que o petista terá na sua campanha. Além da governadora Roseana Sarney, Washington Oliveira terá como cabos eleitorais o ex-presidente Lula e a atual presidenta Dilma Rousseff.

Como se vê, Washington Oliveira está mais vivo do que nunca.