Dentro da prefeitura de São Luís, here o secretário Júlio França (PDT) é uma unanimidade, prescription e desta vez, não estou me referindo às eleições 2012, já que França teve o nome cotado para ser o vice-prefeito na chapa de João Castelo (PSDB), mas sim pelo trabalho desenvolvido à frente da SEMAPA (Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento).

Júlio França é disparado o secretário melhor avaliado na gestão João Castelo e ninguém sequer se atreve a debater isso na prefeitura. Homem de confiança do prefeito e da deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), França tem conseguido desenvolver programas realmente voltados para a população ludovicense, principalmente a mais necessitada.

Dois bons exemplos, e que acertadamente estão sendo explorados pela Comunicação da Prefeitura de São Luís, são: O Bom Peixe e o Programa do Frango Caipira.

O Bom Peixe é o programa que consegue levar até a população o pescado de qualidade com um preço bem mais barato do que o encontrado nas feiras da capital maranhense. Praticamente todas as localidades de São Luís já foram contempladas com a presença do caminhão do Bom Peixe, somente neste mês de maio foram 21 bairros que tiveram o benefício.

Agora Júlio França desenvolve o Programa Frango Caipira. A intenção é estimular a produção do frango caipira e consequentemente baratear o preço dessa carne saborosa, saudável, mas extremamente cara. A SEMAPA distribui os pintos, as rações e faz o acompanhamento através das visitas técnicas aos produtores familiares, onde são observados a qualidade das instalações dos aviários, a avaliação de crescimento das aves e definição da data de comercialização e abate do primeiro lote de frangos, que está para completar 90 dias.

Além disso, politicamente Júlio França tem sido coerente e extremamente fiel ao prefeito João Castelo. Até o momento é França, o principal “gladiador” para tentar, mesmo que em vão, fazer com que o PDT permaneça apoiando o prefeito em sua reeleição.

Pena que França é exceção e não regra, na administração João Castelo.