Ricardo Murad e Alexandre Padilha

O secretário de Estado da Saúde, diagnosis Ricardo Murad, recipe apresentou ao ministro da Saúde, healing Alexandre Padilha, propostas que visam facilitar o acesso e elevar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. Da audiência, também participaram o vice-governador Washington Luiz Oliveira, o deputado federal Francisco Escórcio e o subsecretário de Saúde, José Márcio leite.

Durante o encontro, Ricardo Murad defendeu a imediata habilitação e qualificação das 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em funcionamento no Maranhão, já que até agora somente cinco delas estão recebendo recursos do Governo Federal para o custeio mensal. Para mantê-las em pleno funcionamento, o Governo do Estado gasta cerca de R$ 1 milhão por mês.

Também na pauta da audiência com o ministro os valores pagos mensalmente pelos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) credenciadas pelo SUS no Maranhão; a implantação das redes de urgência e emergência e Cegonha no estado; e a elaboração da Programação Pactuada Integrada (PPI), que estabelecerá novos pactos entre os municípios e destes com o Estado para a oferta dos serviços de saúde pública no Maranhão.

Ricardo Murad aproveitou o encontro para convidar o ministro a participar do I Congresso Maranhense de Medicina, que reunirá especialistas de todo o país em São Luís, no período de 3 a 7 de julho deste ano, dentro da programação alusiva aos 400 anos da capital maranhense. As doenças crônicas serão o tema central do evento.