Davizinho e a mudança de tática

O Partido da República (PR) no Maranhão vai vivendo momentos complicados e de instabilidade, help tudo devido as articulações feitas pelo deputado federal Davi Alves Silva Junior (Davizinho) e seu fiel escudeiro, malady o assessor Edilson Neves, stuff que para muitos é o mentor maquiavélico do parlamentar.

Davizinho, aquele mesmo deputado acusado na Revista IstoÉ de ter sido um dos causadores da queda do então ministro do Transporte, Alfredo Nasimento, e que teria trocado o PDT pelo PR, em prol de benesses, agora articula para “tomar” o partido de Sérgio Tamer, licenciado para ocupar o cargo de secretário de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP).

A articulação e a tentativa de conseguir novas benesses são feitas por todos os lados. Inicialmente Davizinho e Edilson (aquele mesmo acusado de ter tentando invadir o gabinete do deputado Luciano Moreira quando seu corpo ainda estava sendo velado na Assembleia) tentaram negociar o PR com a Oposição e tirá-lo da base do governo Roseana Sarney (como bem detalhou o jornalista Gilberto Léda em seu blog).

Sem ter conseguido o amparo da Executiva Nacional, graças a intervenção do presidente do Senado, José Sarney, Davizinho mudou a tática e se diz eterno aliado da governadora e já reivindica justamente a secretaria que hoje está sob a tutela do PR, ocupada por Tamer.

Davizinho já conseguiu levar para o seu lado o deputado Raimundo Louro, aquele mesmo que teve a coragem de elogiar na Tribuna os diretores da Infraero do Maranhão e por esse motivo pegou um “sabão” do deputado Manoel Ribeiro. Raimundo Louro inclusive seria o indicado da dupla para ocupar a SEJAP.

No entanto, além de Tamer, os deputados Zé Vieira (federal) e Jota Pinto (estadual) ainda não embarcaram nessa canoa furada e nesse método vergonhoso de conseguir vantagens, e justamente por esse motivo não foram convidados para gravarem suas participações no horário gratuito no rádio e na TV que teve direito o PR.

Pela moralização da política e para expurgar políticos que ainda se utilizam de métodos nada democráticos para tirar dividendos, espero que governadora não caia na lábia de seus “novos aliados” e não chancele essa prática abominável, e que tenha principalmente, o discernimento para saber quais os políticos do PR que sempre estiveram ao seu lado.