O Blog recebeu e-mail de uma grave denúncia formulada pelos funcionários do PSS (Posto de Saúde do Santa Clara). Insatisfeitos e revoltados com a forma de trabalho, for sale precariedade de serviços e da infraestrutura do local e até da diretora, purchase os funcionários denunciaram ao Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís, as formas deficientes de atendimento.

Segundo o relato dos funcionários, o Posto não atende às necessidades da população que precisam dos serviços de saúde. O PSS não está disponibilizando aparelhos e materiais hospitalares para atender à demanda de pacientes, os poucos que ainda restam estão em estado deploráveis e enferrujados.

“A sala de farmácia está sem energia desde o ano passado, totalmente escura, os ventiladores e as cadeiras, além da poeira e ferrugem, estão quebrados, os banheiros são usados para guardar pau, vassouras e panos de chão velhos, as macas estão sem colchão e enferrujadas. Aqui somos guerreiros diários, pois o Posto é abandonado a Deus dará. Não tem atenção do Poder Municipal, aqui é um amontoado de coisa velha”, desabafou uma funcionária que não quis se identificar.

O Posto de Saúde do Santa Clara, segundo a denúncia, vai sofrendo com a falta de materiais básicos para qualquer unidade hospitalar como: algodão, gazes, soro fisiológico e luvas. A geladeira que atualmente conserva vacinas já vencidas, é amarrada com esparadrapo.

Outra queixa da categoria é no que diz respeito à gratificação do SUS (Sistema Único de Saúde), além de o valor ser uma vergonha, R$50,00, a Prefeitura Municipal paga com exigências e atrasos.

A denúncia também foi encaminhada ao SINFUSP (Sindicato dos Funcionários Públicos de São Luís), o presidente do sindicato, Luís Mariano, ficou estupefato diante das imagens do Posto denunciado, garantiu que tomará as devidas providências.

“Convido o Secretário da SEMUS para visitar conosco os postos de saúde da Capital, que em suma, deveriam servir para desafogar os grandes hospitais e dar rapidez aos atendimentos de bairro, mas, ao contrário disso, estão se proliferando pra qualquer outro intuito, menos cuidar da saúde da população”, finalizou Luís Mariano.

Vale lembrar que o novo secretário de Saúde de São Luís é o médico Santiago Servin, conforme o Blog divulgou com exclusividade.