A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, unhealthy Ricardo Murad, clinic inauguraram na manhã desta segunda-feira (21), no rx o segundo andar totalmente reformado do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM). São 38 novas vagas de internação à disposição da população maranhense, sendo 25 para clínica médica e 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta – unidades cárdio coronariana – aumentando para 186 o número de leitos de UTI na rede estadual de saúde.

Com uma infraestrutura modernizada, o andar inaugurado dispõe ainda de enfermarias com apenas dois leitos separados por cortinas, o que prioriza a privacidade dos pacientes e seus acompanhantes, além de camas elétricas que possibilitam ao usuário ou familiar definir altura e regulagem dos movimentos sem necessitar de ajuda, por ser tudo automatizado. Em cada uma das enfermarias foram instalados banheiros adaptados com barras de apoio para evitar quedas, bem como aparelhos sanitários para usuários com algum tipo de deficiência. Também foram instaladas barras de apoio em todos os corredores do andar.

A governadora Roseana Sarney ressaltou o intenso comprometimento do Governo do Estado em tornar o sistema de saúde pública do Maranhão um sistema totalmente integrado. “Mais uma etapa está sendo cumprida aqui no Hospital Carlos Macieira. Hoje estamos colocando em funcionamento mais 13 leitos de UTI, o que vai ajudar efetivamente o processo que nós estamos desenvolvendo aqui em São Luís, inaugurando UPA’s e atentos também ao atendimento de Alta Complexidade, o que vem dando muito mais tranquilidade e eficiência ao trabalho da saúde em São Luís e no Maranhão”, destacou.

Saúde é Vida

Para o secretário Ricardo Murad, os 13 novos leitos de UTI representam um ganho considerável dentro da estrutura de terapia intensiva do estado. “A revolução que o Programa Saúde é Vida tem feito na saúde do Maranhão é algo inacreditável para padrões que antes eram pensados no estado. O programa avança e se consolida; os profissionais que estão trabalhando na rede pública são todos de ponta; as nossas unidades estão sendo consideradas tanto por profissionais como pelo próprio público que é atendido como unidades de primeira linha, que não devem nem aos melhores serviços particulares. É isso que a gente quer, que a saúde pública seja um direito do cidadão, e que, ao adentrar uma unidade de saúde do estado, ele seja atendido com o que melhor pode dispor em termos de serviços médicos”, frisou.

O secretário Ricardo Murad fez um detalhamento do processo de reforma do HCM. “Essa obra deve concluída em abril de 2013 para que todo o complexo do hospital Carlos Macieira esteja funcionando integralmente. Nós já temos pronto o quinto e o terceiro andar, e hoje nós estamos entregando o segundo andar. Já temos pronta metade do andar térreo, onde funciona a outra bateria de UTI’s, e estamos em obras na outra metade do térreo e em parte do primeiro andar, onde vai funcionar a hemodinâmica e nove centros cirúrgicos, além de outra UTI com mais 13 leitos”, finalizou.