Os secretários de Estado de Saúde, treatment Ricardo Murad, e de Justiça e de Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, decidiram firmar um acordo de cooperação para melhorar a assistência à saúde da população carcerária. O assunto foi discutido nesta terça-feira (15), em reunião do Hospital Estadual Carlos Macieira.

Ricardo Murad disse que a ideia é apoiar o trabalho do Núcleo de Saúde na Penitenciária de Pedrinhas com profissionais e equipamentos necessários para fazer o pronto-atendimento de urgência e emergência. O Núcleo oferece aos presos atendimentos na área de saúde preventiva, diagnósticos e tratamento de doenças (hipertensão, diabetes, tuberculose e outras), além de contar com sala para internação com 20 vagas e setor psicossocial.

“Vamos atuar em conjunto para humanizar a assistência a todos os que estão com sua liberdade comprometida: os detentos comuns, que terão melhorado o atendimento no núcleo de Pedrinhas, e aqueles que têm problemas mentais ou são dependentes químicos e estão sob a custódia da Justiça, que serão assistidos em uma unidade especializada”, resumiu o secretário de Saúde. Ele determinou que técnicos da SES avaliem as necessidades de adaptação física, de equipamentos e profissionais para montar essa estrutura de atendimento.

Uma das metas da parceria será adaptar e equipar imóvel cedido pela SEJAP, no Monte Castelo, para realizar exames de sanidade mental e receber cidadãos absolvidos pelo Judiciário, mas que apresentam transtornos mentais e necessitam de assistência médica.

o secretário Sérgio Tamer disse que a parceria decidida ali era desejada e necessária para atender os presos e aqueles que são alvos de medidas de segurança. “Os técnicos da SES e da SEJAP vão estudar agora a melhor maneira de operacionalizar essa cooperação”, enfatizou.