Deputado Hemetério Weba

Quando todos imaginavam que o tão aguardado embate entre os deputados estaduais Raimundo Cutrim (PSD) e Hemetério Weba (PV) – sobre a CPI do Crime Organizado de 1999 – não iria mais acontecer, discount Weba foi a Tribuna e não poupou críticas ao ex-secretário de Segurança do Maranhão (leia aqui o discurso completo)

Hemetério Weba acusou Cutrim de ter sido um dos responsáveis pela sua prisão naquela oportunidade e que agora não teve coragem de afirmar isso. Além disso, Weba desafiou o ex-secretário a mostrar qualquer provas que o envolvam com o crime organizado.

“Ele aqui diz que foi só a Polícia Federal, não foi só a Polícia Federal, foi a polícia do Estado, foi a Polícia Civil comandada por ele, mas eu desafio provar um ato ilícito, um ato que me envolva com delito com quadrilheiro ou com traficante”, afirmou Weba.

O parlamentar ainda acusou que na gestão de Cutrim na Segurança, utilizava-se o método de tortura para conseguir declarações de interesse das investigações.

“A Segurança está bem conduzida pelo atual secretário, muito bem conduzida. Porque agora não se coleciona repressão, não está usando o alicate, não esta se usando uma taca, chibata, o quanto se usava naquela época para que as pessoas ali dissessem o que não fez”, disse Weba.

No entanto, o deputado Hemetério Weba fez acusações contra outros “colegas”, chegou a insinuar contra o deputado Hélio Soares (PP), mas sem declinar nomes, disse que no parlamento maranhense existem bandidos.

“Agora, aqui tem gente que não pode ser investigado nesta Casa, porque se investigar as coisas muda o rumo da história. Eu quero perguntar ao meu nobre colega, deputado Hélio Soares, Vossa Excelência aguenta a fiscalização, as investigações da Polícia Federal assim como eu aguentei? E assim muitos outros”, declarou da Tribuna.

Quem não resiste a investigação é criminoso, é bandido. Se o deputado Hemetério Weba tem convicção que existem bandidos no parlamento, como afirmou, ele agora tem por obrigação declinar os nomes de seus “colegas” que são bandidos.

O Blog entende ainda que aqueles deputados cujo a carapuça não serve, ou seja, não são bandidos, precisam cobrar essa postura de Weba, caso contrário, caem todos na vala comum.