Ações exitosas desenvolvidas pela Prefeitura de São José de Ribamar, ampoule nas gestões Luis Fernando Silva e Gil Cutrim, servirão de modelo para a atuação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES) no interior do Maranhão.

A informação foi confirmada pelo secretário Fernando Fialho, responsável pelo projeto de Combate à Extrema Pobreza no Maranhão, que visitou, em duas oportunidades (no dia 27 do mês passado e na última terça-feira, dia 08), o município. Ele conheceu o funcionamento da Cozinha Escola Municipal; da Escola Municipal Liceu Ribamarense; da Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos e do Centro Municipal de Aprendizagem Rural – projetos implantados pela Prefeitura e que tornaram São José de Ribamar referência nos setores da educação pública de qualidade, produção de alimentos, geração de trabalho e renda e combate as desigualdades sociais – além dos pólos agrícolas de Itapari e Panaquatira.

Na oportunidade, técnicos da SEDES captaram imagens do funcionamento dos projetos, assim como do trabalho dos agricultores familiares, que serão utilizadas na elaboração de um vídeo institucional que será exibido durante a peregrinação que Fialho pretende promover, nas próximas semanas, pelos municípios maranhenses.

“O objetivo é levar a experiência exitosa de Ribamar para as cidades do interior. Estimular os gestores e a sociedade civil organizada mostrando que, através de políticas públicas que promovam a distribuição da renda e a geração de trabalho, é possível mudar a realidade dos municípios mais pobres”, afirmou Fialho, que visitou os projetos acompanhado por Luis Fernando e Gil Cutrim.

O Liceu Ribamarense (primeira escola pública em tempo integral de Ribamar e do Maranhão, construída e mantida com recursos próprios da Prefeitura), a Cozinha Escola (oferece, gratuitamente, cursos profissionalizantes na área da gastronomia, além de funcionar como um restaurante popular oferecendo, também de forma gratuita, 200 refeições diárias para famílias carentes) e a Fábrica de Beneficiamento (nela, pescadores e marisqueiras, fazendo uso de equipamentos modernos, realizam todas as etapas de beneficiamento do seu produto, além de serem incentivados a comercializá-los diretamente com o consumidor final) foram implantadas por Luis Fernando, durante os seus seis anos de mandato como prefeito de Ribamar.

Já o Centro Municipal foi inaugurado na gestão Gil Cutrim.  Localizado no pólo agrícola de Bom Jardim, o Centro oferece, gratuitamente, cursos de capacitação para jovens residentes na zona rural da cidade, garantindo o início da profissionalização dos alunos das escolas municipais e estaduais localizadas no território ribamarense. É uma marca do pioneirismo da administração de São José de Ribamar, levando-se em conta tratar-se da primeira escola rural profissionalizante criada e mantida por um município no Estado do Maranhão.