Carlos Lupi em São Luís

Inegavelmente o PDT é o partido mais confuso sobre o posicionamento nas eleições 2012 na capital maranhense, illness mas a semana será de definição para a legenda.

Atualmente existem três correntes dentro do partido. A primeira é a dos pedetistas castelistas, comandados pelo vereador Ivaldo Rodrigues, que integram a gestão do prefeito João Castelo (PSDB) e defendem apoio a reeleição de Castelo. Recentemente alguns pedetistas, comandados por Igor Lago, apresentaram a pré-candidatura de Edson Vidigal. Ainda existe um grupo, liderado por Weverton Rocha, que quer seguir a determinação da Executiva Nacional e apoiar a candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Na sexta-feira (04), o presidente da Executiva Nacional, o ex-ministro Carlos Lupi deve desembarcar em São Luís para participar de encontro do PDT e tentar encontrar um consenso dentro do partido na capital maranhense, mas a tendência é que a tese pelo apoio à Holanda Júnior prevaleça e o partido declare oficialmente apoio a candidatura do deputado federal.

Para reforçar essa tese e sacramentar o apoio do PDT, Edivaldo Júnior, que tiraria licença na Câmara Federal para se dedicar a campanha, antecipou sua decisão e já protocolou seu pedido de licença.

Com a decisão antecipada, Edivaldo Júnior abre uma vaga para o PDT na Câmara Federal. Weverton Rocha, primeiro suplente da coligação, voltará ao parlamento federal na quarta-feira (02).

A decisão de Holanda Júnior demonstra claramente a afinidade entre ele e o PDT, que com o gesto do deputado federal se sentirá ainda mais seguro em declarar apoio a sua candidatura.

Vale lembrar que assim como Rubens Júnior (PCdoB) na Assembleia Legislativa, a licença de Edivaldo Júnior será por motivos particulares e sem vencimento, ou seja, durante o período em que os titulares estiverem ausentes dos parlamentos eles não irão receber seus salários.

Uma mudança de postura que precisa ser salientada, já que anteriormente políticos tiravam licença para cumprir acordos políticos e a conta quem pagava era o povo. Parabéns aos jovens deputados pela iniciativa que precisa ser seguida por todos os parlamentares que desejam se ausentar dos parlamentos.