Deputado Chiquinho Escórcio

Depois da Associação Brasileira de Imprensa, medical através do presidente da entidade o jornalista Maurício Azedo, foi a vez do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) também solicitar a participação da Polícia Federal na apuração do caso de execução do jornalista Décio Sá.

O deputado Chiquinho Escórcio enviou ofício ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, solicitando a formulação de pedido ao Superior Tribunal de Justiça visando a federalização da investigação e do julgamento de todos os envolvidos no assassinato do jornalista Décio Sá.

“Verifica-se, pois que o assassinato de Décio Sá reúne os dois requisitos constitucionais necessários para firmar a competência da Justiça Federal: a grave violaçâo de direitos humanos e a necessidade de garantir que o Brasil cumpra os tratados internacionais de direitos humanos.

Diante do exposto, solicito, diante de vossa prerrogativa legal constitucionalmente instituída, digne-se V. Exa. formular pedido ao Superior Tribunal de Justiça visando federalização da investigação e do julgamento de todos os envolvidos no assassinato.”

Esse foi um trecho da solicitação do deputado Chiquinho Escórcio através do ofício 083/2012.

Anteriormente a Associação Brasileira de Imprensa já havia solicitado à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal acompanhe a investigação do caso Décio Sá.