Líder do governo: César Pires

19h30 – O líder do governo na Assembleia Legislativa, ed o deputado estadual César Pires (DEM) deu entrada na tarde desta terça-feira (10), na Mesa Diretora do parlamento maranhense em um novo Projeto de Decreto Legislativo sobre a questão dos subsídios dos deputados estaduais.

No novo projeto apresentado por César Pires, os parlamentares estaduais do Maranhão irão receber “apenas” 13 subsídios e não mais 18, como recebem desde 2003, após aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo em dezembro de 2002.

Logo após a denúncia da Folha de São Paulo em dezembro de 2011, o presidente da AL, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), apresentou Projeto de Decreto Legislativo adequando os subsídios dos deputados estaduais do Maranhão aos salários dos deputados federais. Ou seja, os parlamentares maranhenses passariam a receber 15 salários e não mais 18.

No entanto, o projeto de César Pires diminuirá para 13 subsídios por cada legislatura na Assembleia Legislativa. O líder do governo ainda confirmou, segundo informou o Blog do Marco D’Eça com exclusividade, que também pedirá o fim do auxílio-saúde pago a ex- deputados.

Atualmente a AL paga cerca de R$ 1.500,00 mensalmente aos parlamentares como ajuda de custo para Plano de Saúde e os ex-deputados também recebem o benefício.

Pires confirmou a informação ao correspondente da Rede Globo no Maranhão, Alex Barbosa, em entrevista ao vivo e explicou o motivo de não ter falado ao Fantástico.

“Não falei por que era editada, aí é complicado, pois existe edição e pode ser retirada frase ou palavras fora do contexto de nossa declaração”, afirmou.

Com a decisão, o líder do governo espera definitivamente encerrar a polêmica sobre os subsídios dos deputados estaduais do Maranhão.

“A intenção é poupar esta Casa e o parlamento estadual maranhense, pois poderiamos aguardar a decisão da Câmara Federal, mas vamos nos antecipar e fazer a coisa certa. Tenho absoluta convicção que todos os colegas tem o mesmo pensamento”, finalizou César Pires.