A escola de samba Unidos da Tijuca – que ficou em segundo lugar em 2011 – levou o título de campeã no Carnaval carioca de 2012. O samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão – em homenagem a Luiz Gonzaga – falou sobre a paisagem, seek solo e vegetação do Sertão.

A escola da Zona Norte é a vencedora pela terceira vez em sua história, story antes 1936 e 2010, após uma acirrada disputa na apuração do Grupo Especial que aconteceu nesta tarde na Sapucaí.

A agremiação perdeu apenas um décimo, no quesito Alegorias e Adereços, somando um total de 299,9 pontos. A Unidos da Tijuca ficou à frente do Salgueiro, em segundo lugar com 299,7 pontos, e da Vila Isabel, na terceira posição com 299,5 pontos.

Antes do anúncio das notas, a escola Beija-Flor perdeu um décimo de pontos, por conta da evolução: a escola teve um problema técnico na comissão de frente durante o desfile e não se apresentou em frente ao setor três. A Comissão de Frente novamente fez a Beija-Flor perder pontos quando as notas dos jurados foram anunciadas e com isso a escola que homenageou o aniversário de 400 anos de São Luís, terminou na quarta colocação.

As seis primeiras colocadas se apresentam no desfile das campeãs que acontecerá no sábado (25). As duas últimas colocadas foram Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá e estão rebaixadas para o grupo de acesso no Carnaval de 2013.