Jeferson Teles: Promoção merecida

8h – O Diário Oficial desta sexta-feira (17), sick deverá constar a nomeação de três novos coronéis para a Polícia Militar do Maranhão. Os oficiais e ex-tenentes-coronéis Jeferson Teles, online Zanoni Porto e Odair Júnior foram os escolhidos para galgarem ao posto de coronel da PM.

Jeferson Teles é o atual comandante do CPM (Comando do Policiamento Metropolitano), já Zanoni comanda o 3º batalhão na cidade de Imperatriz e Odair é lotado em São Luís onde é o gestor do Programa Estadual de Integração na Segurança – PROEIS.

Os três oficiais assumem as vagas de três coronéis que foram para reservas. Na realidade, seriam cinco coronéis – Pinheiro Filho, Adécio, Linhares, Saldanha e Uchoa – que deveriam ter saído em dezembro de 2011 em virtude de terem completado oito anos no posto, tempo limite para ocupar a patente na ativa, pois todos foram promovidos a coronel em 25 de dezembro de 2003.

No entanto, quatro coronéis recorreram a Justiça para permanecer na ativa. O mais curioso é que o judiciário maranhense está tendo entendimento diferente para casos iguais, pois enquanto encaminhou para a reserva os coronéis Adécio, Saldanha e Uchoa, decidiu através de um agravo concedido pelo desembargador Jorge Rachid, manter na ativa o coronel Linhares.

Já o caso do coronel Pinheiro Filho é diferente. Por prestar serviço na Assembleia Legislativa, o coronel permanece na ativa, o que poderia ser contestado, parece até imoral e injusto, mas Pinheiro Filho está resguardado pela legislação militar vigente. Existe a possibilidade que o coronel deve deixar a Assembleia em abril deste ano e se reformar.

O Governo do Maranhão, por ter recorrido, aguardará a decisão do judiciário no caso do coronel Linhares e a saída de Pinheiro Filho do parlamento maranhense, para somente assim nomear outros dois tenentes-coronéis.