O município de Barreirinhas, na gestão Albérico Filho, segue combatendo e coibindo os crimes ambientais praticados, mas tudo poderia ser mais fácil se existisse uma ajuda da Secretaria de Meio Ambiente do Governo Flávio Dino.

A maioria dessas ações de crimes ambientais tem acontecido na divisa de Barreirinhas e Santa Quitéria, principalmente com plantações de soja e eucaliptos, o que é vedado por lei municipal em Barreirinhas.

Só que os supostos autores dos crimes ambientais alegam estar respaldados pelo Governo Flávio Dino, pois eles têm conseguido junto a Secretaria de Meio Ambiente a autorização (licenças ambientais estaduais) para esse tipo de prática.

O grande problema é que para conceder essas licenças ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão não tem consultado o município de Barreirinhas, que deve tomar algumas medidas mais enérgicas para evitar que isso siga acontecendo.

A Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinhas (SEMMA) tem acompanhado e reagido à invasão predatória por fazendeiros de municípios vizinhos, que querem plantar soja e eucalipto e produzir carvão vegetal, com grave prejuízo ao meio ambiente.

Para o bem do meio ambiente, seria bom que alguns municípios revissem suas legislações municipais, o que não é o caso de Barreirinhas, e que a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão pudesse tomar mais cuidado ao liberar tais licenças ambientais.