O governador Flávio Dino (PCdoB) tem atuado na linha de frente para tentar tirar do poder o presidente Michel Temer (PMDB). Ele torceu pela cassação de Temer via decisão do Tribunal Superior Eleitoral e defende o impeachment do presidente, por suposto envolvimento na Lava Jato. Mas a postura de Flávio Dino é só aqui, estado em que a maioria torce o nariz para o novo governo e se mantém fiel aos programas sociais mantidos nos governos petistas Lula e Dilma. Em Brasília, a postura de Dino é outra, totalmente diferente.

O governador maranhense não se faz de rogado quando o assunto é a liberação de recursos federais para os estados. E não titubeia em pedir, ao mesmo governo que ele quer ver cassado, recursos para cumprir suas obrigações financeiras.

Embora se mantenha distante do presidente, o governador comunista atende a todos os chamados, sobretudo quando o assunto é a liberação de recursos bilionários, como a que ocorreu na última terça­feira, 13, após jantar em Brasília, com o presidente e os governadores.

O discurso furta­cor de Flávio Dino já é conhecido dos maranhenses desde as eleições de 2014, ocasião em que deu espaço em seu palanque tanto para Aécio Neves, candidato do PSDB, quanto para a presidente Dilma Rousseff (PT).

E é assim que Dino vai seguindo em seu governo, com o discurso público, espécie de jogo para a torcida, e uma postura privada, disposto a qualquer negociação que garanta a manutenção dos instrumentos de poder.

Coluna Estado Maior