Na última Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa, alguns deputados comentaram sobre o absurdo reajuste de 21% que está sendo proposto para a energia elétrica a partir do mês de agosto. O assunto foi parar na Tribuna pelo adiamento, acertadamente, da audiência que iria debater o vergonhoso reajuste.

Com esse reajuste da energia elétrica, o polêmico reajuste do ICMS, votado na Assembleia no fim de 2016, voltou a ser abordado, afinal o aumento do ICMS dado pelo Governo Flávio Dino fará com que o reajuste que virá na conta de energia a partir de agosto seja ainda mais dolorido ao bolso do maranhense.

Entretanto, alguns governistas tentaram negar a óbvia constatação e foram para o embate com a Oposição, mas cometeram um erro tremendo, escalaram justamente o único deputado que não pode abordar o assunto, o deputado estadual Bira do Pindaré, que reafirmou seu voto pelo aumento do ICMS em virtude da crise que atinge todo o Brasil.

O problema é que o parlamentar ficou sem condições morais de comentar o aumento do ICMS, já que até hoje não cumpriu com a promessa feita, em plena Tribuna da Assembleia, quando debatia arduamente com o deputado Eduardo Braide.

Naquela oportunidade, Bira tentou intimidar Braide e “blefou” com uma proposta que não agradou seus colegas (reveja).

“Se querem cortar então por que a gente não começa aqui na Assembleia Legislativa do Maranhão? Podia começar aqui com os salários dos deputados, por exemplo, por que a gente não faz isso? Por que não propõem isso? Eu topo a parada, eu subscrevo. Aí estaremos dando exemplo para a sociedade e para o Governo. Queremos cortar despesas! E vamos começar pelo nosso, façamos isso. É tão simples. Aí a gente dá exemplo”, disse Bira na época.

Entretanto, o que Bira não esperava era a resposta direta e coerente de Eduardo Braide que havia sugerido outros cortes no Governo Flávio Dino, como com a publicidade, para evitar o aumento do ICMS. “Apresente o projeto que eu assino”, desafiou e sentenciou Braide.

Bira seguiu afirmando que apresentaria o projeto. “Então vou apresentar, deputado”. Braide seguiu confirmando que assinaria. “Apresente que assino com Vossa excelência”.

Só que passados mais de seis meses da proposta, Bira do Pindaré parece sofrer de lapso de memória ou de esquecimento seletivo, já que até o momento não apresentou tal projeto na Assembleia Legislativa, como prometeu.

Sendo assim, todos podem comentar e debater sobre o aumento do ICMS no Governo Flávio Dino, menos Bira do Pindaré, pelo menos até que cumpra com a sua palavra, o que convenhamos dificilmente acontecerá.