O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) segue sendo vítima da ira do governador Flávio Dino (PCdoB). O parlamentar teve mais um Projeto de Lei de sua autoria, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, vetado injustificavelmente pelo governador.

Nesta quarta-feira (07), Braide utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa para lamentar o veto do governador Flávio Dino ao Projeto de Lei 070/2017, que destinava, por meio dos órgãos competentes, até 20% dos encaminhamentos mensais de mulheres vítimas de violência doméstica para concorrerem a vagas de empregos formais no Maranhão.

Braide, desde a aprovação do seu projeto, deixou claro que a ideia era evitar que as mulheres vítimas de violência doméstica seguissem se submetendo a esse tipo de situação meramente pela questão financeira.

“Uma pesquisa do Instituto Data Senado demonstrou que 70% das mulheres que continuaram se submetendo a essa situação de violência é porque dependiam financeiramente de seus companheiros. O que queremos com o projeto aprovado hoje nesta Casa, é assegurar, no mínimo, 20% dos encaminhamentos mensais de mulheres vítimas de violência doméstica para concorrerem a vagas de empregos formais. Essa é uma forma concreta de mudar a triste realidade de quem vive nesse tipo de situação”, justificou o deputado.

Após o veto injustificável do governador, Braide lamentou a decisão, que considerou incoerente.

“O projeto não custaria um centavo para o governo do Estado, uma situação que foi conversada com os membros do movimento feminino. E aí o governador do Estado posa para fora do estado e para o Brasil como um defensor das mulheres, como se as políticas no Maranhão servissem e estivessem voltadas para a mulher, e na prática ele vem e veta um projeto realmente voltado para a mulher. Fica aqui o meu repúdio ao veto do governador

O deputado fez um apelo, que deve ser em vão, já que a base governista é a maioria na Assembleia, para que os deputados derrubem o veto de Flávio Dino e não permitam a maldade do governador para com as mulheres maranhenses.

“Tenho esperança que esta Assembleia derrube esse veto, para que a gente possa ver valer o direito das mulheres. O direito das mulheres não pode servir só para comemoração ou discurso, é preciso tê-lo na prática e em leis que o assegurem. Espero que este equívoco, eu diria essa maldade que o governador Flávio Dino faz com as mulheres do Maranhão será corrigida pela derrubado do veto”, finalizou.

Vale lembrar que este é o segundo Projeto de Lei, recente, do deputado Eduardo Braide que é vetado pelo governador. Flávio Dino, no fim de abril, também vetou ao Projeto de Lei n° 061/2016, que estabelecia o Programa de Capacitação de Educadores da Rede Pública para qualificação do acompanhamento de alunos autistas ou diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como de costume, Flávio Dino segue fazendo política com o ‘fígado’, mesmo que isso prejudique a população maranhense, até mesmo as mulheres.