O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) solicitou e conseguiu viabilizar junto a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDEN), da Câmara Federal, a realização de uma audiência pública, nesta quarta-feira (07), para debater a importância e a potencialidade do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Desde que o ministro da Justiça, Raul Jungmann, confirmou que o governo brasileiro vai permitir inicialmente aos Estados Unidos o uso do Centro de Alcântara, para o lançamento de foguetes ao espaço, o debate sobre o CLA voltou à tona.

“A decisão do Governo Federal é acertada, pois Alcântara é um local ideal e barato em termos de lançamento de foguetes. Isso não será perda de soberania brasileira como alguns afirmam e nós vamos entrar num mercado que movimenta milhões de dólares, oportunizando o Brasil a ter uma receita extraordinária”, disse Pedro Fernandes.

Além do deputado Pedro Fernandes, a audiência contará com a participação de autoridades do Ministério da Defesa, do Comando da Aeronáutica, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA) e do colaborador da Frente Parlamentar para Modernização do CLA.

É aguardar e conferir.