O Blog do Jorge Aragão disponibiliza mais duas partes da longa entrevista com o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho (PMDB), fazendo uma análise dos 150 primeiros dias de sua gestão. A primeira parte já foi publicada (reveja).

Educação é a prioridade?

Albérico Filho – A questão da Educação, em minha opinião, é um grande problema, que nós temos que enfrentar, com muita paciência, com muita humildade, mas com muita inteligência porque, se nós errarmos aí, estaremos comprometendo o futuro do nosso povo. E isso nós não podemos permitir de forma nenhuma.

Vou, através de nossas ações, fazer com que a gente comece definitivamente a acabar com uma coisa que, em minha opinião, é a mais nociva dentro da Educação, que é a sala multisseriada.

Nós não podemos mais permitir que os nossos alunos sejam submetidos a um ambiente tão danoso como esse, assim como os professores. Essa é uma meta que nós vamos atingir na nossa administração, custe o que custar. Nós vamos começar a por um ponto final nesse desafio, que é muito grande, mas nós temos capacidade de superá-lo.

Na visita do governador Flávio Dino a Barreirinhas, o que foi acordado com ele?

Albérico Filho – Ele veio especificamente para inaugurar duas escolas, do Programa Escola Digna. A primeira, no povoado Mangas, e depois, no povoado São José dos Viúvos. São unidades escolares de uma importância muito grande porque vão ajudar com o nosso projeto de acabarmos com as salas multisseriadas. Essas unidades estão mais ou menos no perfil das nossas necessidades, faltando apenas algumas adequações. Eu tive oportunidade, no encontro com o governador, de explicar para ele esse nosso projeto.

Vou dar seguimento a esses entendimentos com o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, por recomendação do governador, para vermos a forma como irão ser feitas as novas unidades escolares dentro do nosso Município.

Nossa ideia é polarizar as ações da Educação, ou seja, nós temos que fazer com que os povoados menores sejam atendidos o mais perto possível, em uma escola com muito mais condições de atendimento e com a qualidade do trabalho dos professores. O governador do Estado foi muito sensível a isso.

Como irá funcionar o investimento do Ômega em Barreirinhas?

Albérico Filho – A empresa Ômega vai aplicar recursos voluntários, em Barreirinhas, por conta da recuperação e compensação ambiental, previstos no próprio projeto do Parque Eólico. A Ômega vai investir em torno de 3,5 milhões, para os quais vamos eleger prioridades. Um terço disso, no mínimo, eu vou aplicar na Educação, para nos ajudar a terminar definitivamente (repito aqui, pela terceira vez, nesta entrevista), para trabalharmos o mais rápido possível para acabarmos com o multisseriado.

Vou direcionar, já nesta semana, um dos nossos subprocuradores para que se sente com a Ômega para ver juridicamente qual é a melhor forma do encaminhamento desses recursos, que devem cumprir a finalidade maior, que é a de trazer bem estar e qualidade de vida melhor para todos.

Albérico Filho – De que modo a crise que o país atravessa está se manifestando em Barreirinhas?

Nós assumimos uma prefeitura que tem muitas dívidas: dívida do Pasep, dívida da Previdência, dívidas de fornecedores, como Cemar, como Caema. E isso tudo logicamente nos atinge muito porque todas essas dívidas terão que ser pagas com o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

O FPM, como se diz, é a “mãe pobre” da prefeitura. Mas é ela que tem que equacionar esse passivo, pagar essas dívidas do Município. E cada vez que a gente equaciona essas dívidas, menos capacidade de investimento nós teremos, porque é uma diminuição importante do valor que se recebe do FPM.

Terei que ter a capacidade de continuar um trabalho que nós já começamos, importantíssimo, que é a recuperação de todos os projetos vinculados ao governo federal, como o Ministério do Turismo, como o Ministério da Educação. Projetos, que todos nós sabemos, estão iniciados e foram paralisados. E a gente precisa equacionar a continuação dessas obras para terminá-las. Não se pode jogar dinheiro fora, ao contrário!

Nós temos que pegar essas obras que estão paradas e fazer com que elas comecem o quanto antes, para trazerem o menor prejuízo possível ao Município. Uma obra, quando está parada, ela encarece significativamente. E isso é muito ruim para o Município. Mas nós estamos resolvendo isso, dentro da nossa realidade e vou fazer com que cada centavo dentro de Barreirinhas valha mais. A nossa política é de valorização dos nossos recursos, para que o resultado seja o mais positivo possível.

Na sua última ida a Brasília teve uma série de encontros com ministros. O que conseguiu nessa viagem?

Albérico Filho – Eu tive encontros com o ministro da Justiça, ele foi um colega meu, como deputado federal, Osmar Serraglio, tive com o ministro Max, do Turismo, tive com o ministro Sarney Filho, do Meio Ambiente. A receptividade foi excelente, em todas as pastas. Foram encontros de uma importância muito grande.

O que nós precisamos, agora, depois desses encontros, é fazer o dever de casa: é cumprirmos com a nossa obrigação burocrática de mostrar que temos capacidade de continuar essas obras que estão paradas. Tem projetos com 4, 5, 6 anos, que não tiveram seguimento. Nós temos que mostrar essa capacidade de darmos continuidade a eles.

Vamos equacionar a questão financeira, para que o Município cubra essa diferença de custos, devido ao atraso, para que as obras terminem e tragam todos os benefícios que são importantíssimos para nossa sociedade e para os munícipes como um todo.

Isso vai dar um trabalho muito grande. Temos que ter uma engenharia financeira muito competente porque não podemos falhar. São esses os nossos compromissos para que haja a continuidade das obras e é isso que o governo federal espera da gente.

Ao mesmo tempo, o governo do Estado não pode ficar distante disso. O Município de Barreirinhas, pela importância que tem para o nosso Estado, para o País, pela singularidade que é o nosso parque, deve, juntamente com o governo do Estado, de mãos dadas, mostrar para todos a nossa preocupação com o desenvolvimento do Município e com o bem estar da nossa população.

A entrevista terá continuidade nos próximos dias, aguardem.