O deputado federal Victor Mendes segue lutando para que um Projeto de Lei de sua autoria, extremamente importante e necessário, ganhe celeridade e seja aprovado na Câmara Federal.

O Projeto de Lei 3079/2015 quer mudanças na Lei nº 12.711, de 2012, a chamada Lei de Cotas do Ensino Superior, incluindo o domicílio do candidato como prioridade nos processos seletivos de ingresso nos cursos das Instituições federais de ensino.

De acordo com o projeto, o concorrente em vagas para cursos nas Instituições federais de ensino, que comprovar residir há pelo menos cinco anos em determinada macrorregião do País onde estiver localizada a sede da Instituição na qual pleiteia a vaga, terá direito a um adicional de 10% em sua pontuação final no respectivo processo seletivo.

As modificações propostas por Victor Mendes devem evitar que, num futuro bem próximo, faltem profissionais em alguns estados. No curso de medicina da UFMA, por exemplo, apenas 20% dos estudantes das novas turmas são maranhenses e a tendência é que aqueles estudantes que vieram ao Maranhão apenas estudar na UFMA, retornem ao Estado de origem após a conclusão do curso. Veja abaixo mais detalhes do projeto.