Depois de anunciar que vai pedir a convocação do secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, o deputado estadual Sousa Neto saiu em defesa dos agentes penitenciários afastados por conta da fuga de 36 presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Sousa Neto tem sido o parlamentar que mais tem abordado a questão do Sistema Carcerário no Maranhão. O deputado já havia destacado a crise prisional no Governo Flávio Dino e confirmado que irá solicitar a convocação do secretário Murilo Andrade.

Quando voltou a abordar o assunto na Tribuna da Assembleia, Sousa Neto lamentou a decisão do governador de ter afastado os agentes penitenciários que estavam trabalhando em Pedrinhas quando da fuga de 36 presos, no último dia 21 de maio.

“A corda sempre arrebenta para o lado dos mais fracos. Esse governador perseguidor, Flávio Dino mandou afastar, por tempo indeterminado, toda a equipe de agentes penitenciários que estava de plantão no dia da fuga. Eles não conseguem admitir os erros e a incompetência e aí começam a perseguir e retaliar os servidores, e ainda omitem da sociedade os números reais de presos foragidos. É assim no governo da mudança”, destacou Sousa Neto.

O parlamentar disse ainda que quem deveria ter sido afastado seria o Serviço de Inteligência e não os agentes penitenciários.

“Quem era para ser afastado era o Serviço de Inteligência. Quem está lá na Inteligência, por que não fizeram? Logo os agentes penitenciários que ainda pegaram tiro!”, ressaltou.

Portela – Já a deputada estadual Andrea Murad não poupou críticas ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela. A parlamentar disse que a prioridade dele são as eleições do ano que vem.

“O secretário Jefferson Portela foi para Nova Iorque fazer um curso de capacitação com o Serviço de Inteligência de Nova Iorque, mas sabem quantos ele conseguiu capturar desses presos da rebelião lá de Pedrinhas? Zero. Nenhum. O helicóptero do GTA, que é para capturar bandido, ele anda utilizando para fazer sua campanha de deputado, porque não sei de onde ele tirou que vai ser deputado. Ele ao menos tem que fazer o trabalho dele razoavelmente, pode até ser mal feito porque ele é um péssimo secretário desde o início, ele é muito ruim, e eu não falo isso para atingi-lo não, eu falo isso para o governador começar a perceber, depois de não sei quantos anos nesse governo, que este secretário não serve para estar no sistema”, afirmou.

Alguns deputados da Comissão de Segurança e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa devem participar de uma vistoria no Complexo Penitenciário de Pedrinhas nesta terça-feira.

É aguardar e conferir.