O deputado federal e ex-governador do Maranhão, José Reinaldo, confirmou que vai mesmo disputar uma das duas vagas para o Senado nas eleições de 2018 e fez o lançamento da sua pré-candidatura no último fim de semana.

Mesmo sem definir o seu novo partido, já que deixou o PSB na semana passada, José Reinaldo esteve em Tuntum e lançou sua pré-candidatura. O evento foi organizado pelo presidente da FAMEM e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, um dos principais incentivadores da candidatura do ex-governador.

Tema destacou a gratidão que tem por José Reinaldo, pelos benefícios que ele levou para Tuntum e todo o Estado. “Ele já deveria ter sido senador desde 2006, em reconhecimento a todo o trabalho que realizou no Maranhão. Agora, chegou a sua vez”, declarou.

Além de Tema, organizador do evento, outros prefeitos, ex-prefeitos e políticos participaram do evento, entre eles o deputado federal Aluisio Mendes (PTN) que oficializou apoio à candidatura de José Reinaldo.

“José Reinaldo foi um governador municipalista e é um líder que transcende as divergências políticas, por isso consegue agregar tantas lideranças. Estou aqui para reafirmar que em 2018 ele será o meu candidato a senador, porque faz política sem ódio, sem perseguições e voltada para o desenvolvimento do Maranhão”, declarou Aluisio Mendes, no encontro.

Sem Dino – Causou estranheza entre os presentes a ausência do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) no evento. Além de estarem no mesmo campo político, para muitos foi graças ao apoio incondicional de José Reinaldo que Flávio Dino conseguiu a sua primeira vitória política, ter sido eleito deputado federal em 2006.

O problema é que Flávio Dino se encontra numa ‘sinuca de bico’, uma vez que além de José Reinaldo, os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Waldir Maranhão (PP) e Eliziane Gama (PPS) também querem disputar o Senado. Por conta desse leque, Dino, para variar, tem assumido a postura de ficar ‘em cima do muro’, mesmo depois de tudo que José Reinaldo fez por ele.

Talvez pensando nessa falta de reconhecimento que José Reinaldo ao agradecer o apoio dos presentes no evento, fez questão de destacar que já sacrificou esse antigo desejo de concorrer ao Senado por duas vezes.

“Abri mão de ser candidato em 2006 e 2010, em prol de um projeto maior. Mas agora não há motivo para não disputar um mandato de senador em 2018”, finalizou José Reinado que deve anunciar sua ida para o DEM nos próximos dias.

Resta saber se esse argumento é suficiente para convencer e comover Flávio Dino.