O prefeito de Codó, Francisco Nagib, acompanhado do secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca, Araújo Neto, esteve na Unidade Prisional de Ressocialização de Codó. Na ocasião, prefeito e secretário fizeram a entrega de ferramentas e sementes para o projeto ‘Semeando Oportunidades’, que tem por objetivo o cultivo de horta dentro da unidade prisional. As autoridades também entregam de uma mini biblioteca, onde todo acervo é voltado para o incentivo de projetos agrícolas, a exemplo de hortaliças.

O projeto Semeando Oportunidades foi elaborado pela equipe multidisciplinar da unidade prisional com objetivo de evitar a ociosidade dos internos no cumprimento da pena e contribuir para sua ressocialização. “A iniciativa é muito importante, pois é uma importante ferramenta de inclusão social. Além disso, o plantio é usado pelos internos”. Comentou Araújo Neto, Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca.

De acordo com a advogada do presídio, Rousane Alencar, projetos sociais como o da horta contribuem tanto para um trabalho digno aos reeducandos, quanto para redução de pena. Outros projetos já foram adotados na unidade, como a do ‘Preso Trabalhador’, ‘Reciclar para Renova’. A cada 03 dias trabalhados, é um dia a menos na prisão.

O prefeito Francisco Nagib, que chegou a conhecer outros projetos em execução na unidade, como o de fabricação de vassoura, destacou a importância de se apoiar ações de cunho social e humano para reinserção dos detentos junto à sociedade. “A ocupação do tempo de forma saudável, pelo plantio em hortas, trabalho em oficinas ou na biblioteca, procurando o conhecimento, é muito importante para o processo de ressocialização dos detentos”, finalizou o gestor.