A Prefeitura de São Luís realizou, na manhã deste sábado (8), grande ação para revitalizar os jardins da Praça Benedito Leite, no Centro da capital. Em ato simbólico para marcar o início da ação, o prefeito Edivaldo plantou a primeira muda, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito Julio Pinheiro, entre outras autoridades municipais e estaduais. A ação é realizada por meio da Subprefeitura do Centro Histórico, Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), em parceria com a Fundação Italiana Senza Frontiere-Onlu.

“Tornar a cidade mais bela e com melhor qualidade de vida para todos é uma prioridade da nossa gestão. Ao longo dos últimos quatro anos, temos construído, reformado e revitalizado muitas praças e outros logradouros públicos que estavam abandonados na cidade. Já realizamos o plantio de mais de cinco mil mudas de plantas em diversos pontos da capital e vamos fazer muito mais ainda pelo paisagismo da nossa cidade”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A ação, que integra o projeto “São Luís Cidade Jardim”, tem como objetivo requalificar e restaurar a Praça Benedito Leite para torná-la mais aprazível, florida e bonita à apreciação dos visitantes.

De acordo com o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique de Carvalho, diversas espécies estão sendo plantadas para recuperar integralmente os jardins da Praça Benedito Leite. Entre elas estão palmeiras imperiais, agávias, ipês, alfinetes, alamandas, entre outras flores ornamentais.

“Esta ação é a continuação de um trabalho que estamos realizando para devolver à população espaços públicos importantes como este. Agora estamos na Benedito Leite para resgatar e embelezar ainda mais este logradouro importante da nossa cidade”, disse o subprefeito Fábio Henrique, informando ainda que a ação inclui também a recuperação de todo o sistema de irrigação da praça e a realização de serviços pontuais de restauração.

O plantio das mudas foi feito por equipes da subprefeitura e da Fundação Senza Frontiere-Onlu. A parceria se encaixa nas ações de recuperação do Centro Histórico que têm sido promovidas pela Prefeitura de São Luís e através de parcerias firmadas com o município. A parceria entre a Prefeitura e a fundação italiana não é inédita. No ano passado, a fundação adotou os jardins da Praça do Pescador, no Portinho.

O serviço vai contribuir para a valorização do Patrimônio Histórico da Cidade, reforçando também o potencial turístico da capital maranhense e conscientizando para a preservação dos logradouros. A Praça Benedito Leite abriga a Central de Informações Turísticas de São Luís e é ponto de partida de diversos eventos do calendário cultural e turístico da cidade, a exemplo do Sarau Artístico e da Serenata Histórica, promovidos pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

A primeira-dama da capital, Camila Holanda, que é a madrinha do projeto “São Luís Cidade Jardim”, destacou a arborização da cidade como ferramenta importante para deixar a cidade mais aprazível e estimular a conscientização ambiental na população.

“Além das parcerias com a Fundação Senza Frontiere, estamos inserindo também a comunidade nesse processo de revitalização dos espaços públicos da capital, por meio da criação de comitês gestores, para estimular na população o sentimento de autoestima e pertencimento por sua cidade”, disse a primeira-dama.

Desde a sua primeira gestão, o prefeito Edivaldo tem buscado fortalecer as ações de recuperação e preservação do Centro Histórico de São Luís. A reforma da Praça do Pescador; a inauguração da Casa do Bairro; e a recuperação das praças Nauro Machado, Valdelino Cédio e da Faustina, em parceria com o governo do Estado, são algumas das medidas neste sentido. A Prefeitura de São Luís também firmou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução de mais obras nessa região da cidade.

Participaram também da ação, o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho; o secretário adjunto de Turismo do Estado, Hugo Veiga; os secretários municipais Lula Fylho (Governo) e Conceição Castro (Comunicação), o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém, entre outras autoridades.