As reivindicações dos agentes de endemias e comunitários de saúde foram a pauta principal da visita que o deputado Aluisio Mendes e a presidente estadual do PTN, Maura Jorge, fizeram nesta sexta-feira (17) ao município de Timon. Em reuniões articuladas pelo vereador Henrique Júnior (PTN), eles assumiram o compromisso de defender – nas esferas municipal, estadual e federal – os pleitos dessas categorias por melhores condições salariais e de trabalho.

Em reunião na Câmara de Vereadores de Timon, representantes dos agentes de endemias do município pediram o apoio de Aluisio Mendes para que o piso salarial da categoria seja reajustado e para que seja garantida a correta aplicação dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o pagamento do 14º salário aos agentes. “Hoje essa verba é usada para pagar o nosso décimo terceiro, quando deveria ser mais um abono”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Gleison Setúbal Siqueira.

Na sede do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon, Aluisio Mendes, Maura Jorge e Henrique Júnior também se comprometeram em defender melhores condições de trabalho e salariais para aqueles profissionais que são essenciais para a saúde pública. “O Maranhão tem mais de 17 mil ACS, que arriscam suas vidas e são responsáveis por importantes avanços, como a redução da mortalidade infantil e de mortes por desnutrição”, enfatizou Erivaldo Lima, presidente do SINACST.

Aluisio Mendes pediu aos agentes que formalizem suas pautas de reivindicações para que ele possa buscar melhorias para as duas categorias, e também apresentar projetos de lei na Câmara Federal que atendam os anseios salariais e de condições de trabalho dos agentes.

Maura Jorge e Henrique Júnior destacaram a nova forma de fazer política das lideranças do PTN, ouvindo os diversos segmentos da sociedade e buscando, com medidas concretas, solucionar os problemas. “Nós reconhecemos a importância do trabalho desses profissionais da saúde e por isso eles terão todo o nosso apoio”, declarou Aluisio Mendes.

“É hora de unir forças e agir. Vocês precisam ser priorizados e ter plenas condições de trabalhar pela população de Timon”, acrescentou Henrique Júnior.