Depois de encerradas as inscrições para o PED (Processo de Eleição Direta) do PT, serão cinco candidatos que irão brigar pelo comando do partido no Maranhão.

Estão concorrendo a presidência do Partido dos Trabalhadores os petistas Augusto Lobato, Paulo Romão, Zé Inácio (deputado estadual), Eri Castro e Francimar Lima. Apesar das cinco candidaturas, a disputa efetivamente deverá se dar entre Zé Inácio e Augusto Lobato, este último contando com o apoio do deputado federal Zé Carlos.

A escolha do novo presidente do PT será importante para definir os rumos da legenda no Maranhão. Entretanto, ao que tudo indica, o PT estará apoiando a reeleição do governador Flávio Dino, principalmente com a eventual saída do PSDB do palanque do comunista na próxima eleição.

Na disputa na capital maranhense, a tendência é que o vereador Honorato Fernandes seja o novo presidente do PT em São Luís.

A eleição ou o PED acontecerá no mês de abril, onde serão escolhidos, inicialmente, os 260 delegados municipais que posteriormente irão escolher a nova direção estadual do PT, que escolherá o diretório nacional.